Marília

Prefeito anuncia volta do programa de castração a baixo custo

Suspensas por causa da pandemia da Covid-19, as castrações voltam a partir de 1º de julho. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que retomará a partir de 1º de julho o Programa de Controle de Natalidade Animal, que oferece castração a baixo custo.

A decisão do retorno veio depois de uma reunião do secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, com profissionais de saúde animal, que aconteceu na quarta-feira (17) da semana passada.

Além do secretário, participaram da reunião o médico veterinário Fábio Manhoso, coordenador do curso de medicina veterinária da Unimar e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, bem como Lupércio Garrido, veterinário da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o projeto de castração a baixo custo.

(Foto: Divulgação)

Também estiveram presentes outros veterinários e Davino de Souza, diretor da BG Zangrossi, responsável pelo resgate, tratamento e doações de animais errantes na cidade.

Além da empresa BG Zangrossi, Marília tem hoje 13 clínicas conveniadas para este trabalho, que estavam suspensos desde o final de março devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o secretário Cássio Luiz Pinto Júnior, os trabalhos do programa estavam suspensos desde o início da quarentena em Marília e será retomado a partir de 1º de julho.

“Para isso fizemos esta reunião com os profissionais de saúde animal para podermos coordenar este trabalho e que ele seja feito da melhor forma possível para atender à população mariliense que depende deste programa para terem seus pets castrados”, disse Cassinho.

(Foto: Divulgação)

“Na reunião também foram tratados assuntos como a investigação sorológica da leishmaniose nos animais, o tratamento destes animais e a possibilidade de implantação de novos projetos voltados à população animal da cidade”, disse o secretário.

Para o médico veterinário Fabio Manhoso, a pandemia acabou atrapalhando o programa, mas agora está definida uma data para o recomeço do programa.

“E por que 1º de Julho? Para que a prefeitura e o Departamento de Zoonoses especificamente possam estar retomando as triagens, bem como o contato com os estabelecimentos veterinários conveniados”.

(Foto: Divulgação)

Segundo  Lupércio Garrido, a suspensão da castração por causa da pandemia da Covid-19, gerou descontentamento por parte de uma representante de Organização Não Governamental (ONG) que chegou a entrar com uma representação no Ministério Público Estadual solicitando a volta imediata do programa. Diante do quadro da pandemia, o Ministério Público indeferiu a representação da entidade, segundo o município.

“Nós estamos trabalhando para o retorno do programa no dia 1º de julho por avaliarmos que os nossos parceiros estão todos preparados para que possam efetuar a castração sem colocar em risco nem os pets e nem os profissionais das clínicas veterinárias que farão o trabalho”, disse Lupércio Garrido.

(Foto: Divulgação)

 

Amanda Brandão

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

8 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

8 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

12 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

13 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

13 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

13 horas ago

This website uses cookies.