Marília

Prédios esquecidos pelo Estado em Marília ficam fora de lista de leilões

Área do antigo Cefam, no Jardim Marília, aguarda por uso ou venda desde início dos anos 2000 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Novos leilões de imóveis que pertencem ao Estado de São Paulo estão em andamento em busca de compradores. A meta de arrecadação das vendas do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) é de R$ 1 bilhão até o fim de 2025.

Entre os escolhidos pela atual gestão estadual, nenhum de Marília. “No momento, não há imóveis do município em leilão”, confirmou a Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio de sua assessoria de imprensa, ao Marília Notícia.

Pelo menos dois, no entanto, poderiam entrar na lista do governo estadual. Um é o prédio da antiga sede da Polícia Civil, que também abrigou a cadeia municipal por décadas, no Centro de Marília.

Localizado na avenida Gonçalves Dias, o local, onde também funcionou a unidade da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), foi abandonado ainda na década de 2010, após inauguração da Central de Polícia Judiciária (CPJ).

Prédio que abrigou sede da Polícia Civil, Ciretran e cadeia segue abandonado desde anos 2010 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

O outro imóvel fadado a ser leiloado pelo governo paulista é o do antigo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam), que formou professores entre 1990 e 2002, quando encerrou suas atividades.

A propriedade localizada no Jardim Marília, à beira da Rodovia do Contorno, chegou a ser anunciada como futura sede da Faculdade Estadual de Tecnologia (Fatec) e Escola Técnica Estadual (Etec), em 2020, pelo então governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Candidato à reeleição, o chefe do Executivo estadual não chegou nem ao segundo turno – fato inédito da disputa para um governador em exercício do mandato – e a transferência da Fatec/Etec não saiu do papel.

Atualmente, o extinto Cefam tem vigilância 24h para proteger o que sobrou de suas antigas salas de aula e demais dependências. Enquanto esteve acessível, o local serviu de ambiente para uso de entorpecentes.

Outro prédio estadual em Marília, a área da Residência de Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem entrou no radar do Estado para abrigar o futuro escritório, conforme divulgou o MN em julho de 2024.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade

Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…

9 minutos ago

Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Proposta foi apresentada em reunião no Paço Municipal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília iniciou…

9 minutos ago

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

11 horas ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

15 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

15 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

15 horas ago

This website uses cookies.