Categories: Brasil e Mundo

Portugal tem mil mortes relacionadas ao calor

O governo português emitiu nesta quarta-feira, 20, um alerta máximo pelas altas temperaturas, que já contribuíram para a morte de mais de mil pessoas no país desde o início do mês. No interior de Portugal, os bombeiros e os serviços de emergência intensificaram os esforços para conter focos de incêndio e os danos provocados pelo calor.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera classificou o nível de alerta como “laranja”, o máximo da escala, enquanto 35 municípios no interior de Portugal receberam a classificação de “perigo máximo” de incêndio rural.

Incêndios

Centenas de militares continuam a combater os focos de incêndio no norte de Portugal, o pior deles em Murça – onde o fogo começou no domingo, 17, já devastou 10 mil hectares e forçou a retirada de funcionários e pacientes de um asilo de idosos.

A onda de calor que atinge a Europa vem causando estragos também na Espanha, onde mais de 500 pessoas morreram nos últimos dez dias em razão de problemas causados pelas altas temperaturas. Segundo o premiê espanhol, Pedro Sánchez, as chamas que já devastaram mais de 600 quilômetros quadrados no país.

A faixa mais quente começou a se deslocar ontem em direção ao norte e ao leste do continente, aumentando a preocupação na Europa Central. O serviço meteorológico da Alemanha previu um recorde de 39,5°C no oeste do país.

Cidades da Bélgica e da Holanda também registraram temperaturas acima de 37°C, pouco abaixo dos recordes estabelecidos em uma onda de calor de julho de 2019, de acordo com o historiador meteorológico Maximiliano Herrera.

Na França, Grécia e Reino Unido, os bombeiros também lutaram contra incêndios florestais. As autoridades gregas ordenaram ontem a desocupação de um hospital nos arredores de Atenas.

Fuga

Em Londres, os bombeiros tiveram o dia mais movimentado desde a 2.ª Guerra, combatendo vários grandes incêndios na capital britânica, de Wembley a Croydon, que forçaram a fuga de dezenas de moradores.

A Itália enfrenta temperaturas de até 42°C no centro e norte do país – em Toscana, Úmbria, Lazio e Padânia – que são agravadas pela maior seca dos últimos 70 anos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

9 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

19 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

22 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

1 hora ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

This website uses cookies.