Categories: Marília

Portadora de deficiência assume coordenadoria sobre assunto

Camarinha, Valquiria e Tereza (Foto: Wilson Ruiz/Divulgação)

Valquiria da Silveira de Lira Guelfi, é a nova coordenadora de políticas públicas para pessoa portadora de deficiência. Ela foi confirmada pelo prefeito Vinicius Camarinha e pela secretária de Juventude e Cidadania, Tereza Cristina Albieri Baraldi pela sua experiência nesse setor.

Vinicius lembrou que essa secretaria foi criada para que em conjunto com coordenadorias específicas promova o desenvolvimento de políticas públicas para segmentos específicos como deficientes, idosos e igualdade racial.

“A meta é a integração com a sociedade. No caso da pessoa portadora de deficiência,  a coordenadoria buscará a integração da atividade pública e privada para facilitar a vida dos deficientes.”, comentou Vinicius.

A secretária Tereza Cristina Baraldi ressaltou que o objetivo é mesmo melhorar o cotidiano dessas pessoas necessitadas. “Indicamos Valquiria, portadora de deficiência, conhecedoras das dificuldades e do potencial  que cada um tem de buscar a integração. “Ela tem experiência para atuação na coordenadoria, dentro do planejamento da política pública para esse segmento”, ressaltou.

Ao ser apresentada como a nova coordenadora pelo prefeito Vinicius e a secretária Tereza, Valquiria Guelfi afirmou que estará sempre buscando o elo de ligação entre os deficientes e segmentos da sociedade, na integração com a sociedade. “O deficiente não pode sofrer as consequências de uma limitação decorrente da realidade física. Precisa ser sempre atuante apesar da adversidade, buscando o seu espaço dentro de cada limitação”, comentou.

 Atualmente com 41 anos, servidora municipal, ela já foi medalha de ouro no arremesso de peso e lançamento de disco e dardo como integrante da equipe de atletismo coordenada pela Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos). “Faço parte da equipe com muito prazer”, destacou.

Valquiria elogiou a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência pelo governo federal, lembrando que o objetivo é promover a equiparação de oportunidades, autonomia e acessibilidade. “Estamos confiantes nesse estatuto, uma luta de anos”, ressaltou.

Ela destacou também a importância da qualificação da mão de obra para absorção pelo mercado de trabalho. “Empresas com 100 ou mais funcionários estão obrigadas a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com pessoas portadoras de deficiência ou beneficiários reabilitados.  No entanto, é fundamental ter a qualificação profissional para isso”, finalizou.

Marília Notícia

Recent Posts

Polícia combate o tráfico de drogas nas imediações de adega em Gália

Homem escondia droga na meia, afirma a polícia (Foto: Divulgação/PMSP) Um homem de 46 anos…

22 minutos ago

Pente-fino em penitenciária têm duas visitantes presas com drogas nas partes íntimas

Dois casos de tentativa de entrada de drogas, escondidas no corpo de mulheres, foram registrados…

39 minutos ago

Abertura da Coopershow reúne deputados ligados ao agronegócio

Dani Alonso e Capitão Augusto na abertura da 19ª Coopershow em Cândido Mota (Foto: Divulgação)…

1 hora ago

Mulher é golpeada na cabeça e desmaia em caso de violência doméstica na região

Um pedreiro de 31 anos foi preso em flagrante após agredir e ameaçar uma mulher…

1 hora ago

Tupã tem queda expressiva nos casos de dengue e chikungunya em janeiro

Administração municipal afirma que enfrentamento às arboviroses foi tratado como prioridade (Foto: Divulgação) O município…

1 hora ago

Prefeitura inicia manutenção da ponte Sete Quedas na zona rural de Marília

Intervenção faz parte do programa de manutenção e recuperação de pontes em áreas rurais (Foto:…

1 hora ago

This website uses cookies.