Regional

Pompeia encaminha 172 para cirurgia oftalmológica

O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) encaminhou nos últimos dias mais de 170 pedidos de cirurgias de pacientes que aguardam pelos procedimentos de catarata e pterígio. São 88 da primeira e 84 da segunda.

Os pacientes devem ser chamados de maneira gradativa ao longo das próximas semanas, afirma o DHS.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaca. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave.

Já o pterígio, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, nada mais é do que uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila.

O superintendente do DHS, Adalberto Bento, comemora o avanço e destaca que parcerias como esta, conquistadas graças ao empenho da atual gestão, são importantes para atender a demanda da população, evitando filas de espera causadas em situações de dependência única do SUS.

“Estamos encaminhando todos os nossos pacientes que aguardam pelas cirurgias, certos de que este pós-operatório trará melhorias significativas e mais qualidade de vida, afinal, recuperar a visão é muito importante para qualquer pessoa”, diz.

A Prefeitura de Pompeia vem investindo em ações na saúde pagas com recursos próprios, saindo na frente mesmo após a divulgação de novos repasses para cirurgias em atraso, encaminhados pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Vamos fazer o possível para continuar a oferecer mais qualidade de vida aos nossos munícipes. A saúde é e sempre será prioridade em nossa administração”, conclui a prefeita Tina Escorce (PTB).

Daniela Casale

Recent Posts

Bebê morre atropelado após ser atingido por veículo em Lins

Um bebê morreu na tarde desta sexta-feira (7), depois de ser atropelado por um veículo…

4 horas ago

Lei Maria da Penha completa 20 anos de sanção entre avanços e obstáculos

Há exatos 20 anos, era sancionada a Lei Maria da Penha, um dos principais marcos no…

9 horas ago

Sobrecarga doméstica expõe mulheres à violência, dizem especialistas

A responsabilidade de cuidar de filhos, familiares e do lar, que historicamente pesa mais em…

9 horas ago

Lei amplia punição a crimes sexuais online contra crianças; entenda

O Brasil já detém normas mais rígidas para combater crimes de violência sexual contra crianças…

9 horas ago

Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília

Liberação do Abreuzão garante a realização dos próximos dois jogos da Copa Paulista sem precisar…

10 horas ago

Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados

Candidatura de Ulissses representa setor do agronegócio e eventos no interior paulista (Foto: Divulgação) O…

10 horas ago

This website uses cookies.