O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) encaminhou nos últimos dias mais de 170 pedidos de cirurgias de pacientes que aguardam pelos procedimentos de catarata e pterígio. São 88 da primeira e 84 da segunda.
Os pacientes devem ser chamados de maneira gradativa ao longo das próximas semanas, afirma o DHS.
A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaca. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave.
Já o pterígio, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, nada mais é do que uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila.
O superintendente do DHS, Adalberto Bento, comemora o avanço e destaca que parcerias como esta, conquistadas graças ao empenho da atual gestão, são importantes para atender a demanda da população, evitando filas de espera causadas em situações de dependência única do SUS.
“Estamos encaminhando todos os nossos pacientes que aguardam pelas cirurgias, certos de que este pós-operatório trará melhorias significativas e mais qualidade de vida, afinal, recuperar a visão é muito importante para qualquer pessoa”, diz.
A Prefeitura de Pompeia vem investindo em ações na saúde pagas com recursos próprios, saindo na frente mesmo após a divulgação de novos repasses para cirurgias em atraso, encaminhados pelo Governo do Estado de São Paulo.
“Vamos fazer o possível para continuar a oferecer mais qualidade de vida aos nossos munícipes. A saúde é e sempre será prioridade em nossa administração”, conclui a prefeita Tina Escorce (PTB).
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.