Categories: Brasil e Mundo

Polônia disponibilizará jatos de combate MiG-29 para os Estados Unidos

A Polônia anunciou que disponibilizará seus jatos de combate MiG-29 para os Estados Unidos, após dias de negociações sobre como colocar os aviões nas mãos da Ucrânia. O governo polonês disse nesta terça-feira que os aviões “estão prontos para serem implantados – imediatamente e gratuitamente”. As aeronaves seriam levada para a base aérea americana de Ramstein, na Alemanha, onde estariam à disposição dos EUA, disse o Ministério das Relações Exteriores da Polônia, em comunicado.

O governo polonês convocou outros membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com MiG-29 em seu inventário para seguir sua liderança e pediu aos EUA que fornecessem à Polônia aviões de combate usados para reabastecer a capacidade perdida ao abandonar os MiGs. Não foi possível determinar se os EUA concordariam com a proposta polonesa. “Vimos o anúncio polonês e não temos nada a oferecer neste momento”, disse um alto funcionário do Pentágono.

Oficiais militares dos EUA pareceram surpresos com a declaração polonesa e disseram que não podiam dizer como as aeronaves iriam da Alemanha para a Ucrânia. Embora Ramstein tenha espaço para esses aviões, é improvável que as forças dos EUA tenham recursos para manter ou consertá-los, disseram autoridades de defesa.

Dar jatos de combate à Ucrânia marcaria o passo mais importante em um esforço maciço dos membros da Otan e outros aliados para fornecer armas ao país em apuros, enquanto tenta repelir os avanços das tropas russas. O movimento marca uma reversão para Varsóvia. Autoridades polonesas estavam receosas à ideia de que os aviões fossem para a Ucrânia, em parte por preocupação de que isso pudesse convidar a um ataque da Rússia ao país.

No domingo, o gabinete do primeiro-ministro da Polônia rejeitou relatos de um possível acordo para o país entregar aviões de combate, embora duas autoridades polonesas próximas ao assunto tenham dito que a Polônia pelo menos consideraria a proposta que Washington estava disposta a elaborar. Entregar os aviões aos EUA primeiro remove a Polônia um passo de seu envolvimento em qualquer transferência para a Ucrânia.

Um diplomata europeu disse que parece que o Pentágono foi pego de surpresa pelo anúncio de Varsóvia, acrescentando que a transferência da aeronave pode representar desafios de segurança para a Polônia e arriscar a aparência de envolvimento direto da Otan na guerra.

Agência Estado

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.