Marília

Polo de distribuição do canabidiol, Marília beneficia pessoas com síndromes raras

Miguel Costa viu sua qualidade de vida mudar após uso de óleo de cannabis, segundo a mãe, Fabiana Costa (Foto: Arquivo Pessoal)

Produtos à base de canabidiol chegaram à Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) de Marília. A unidade local é polo de distribuição gratuita dos medicamentos para pacientes do município e da região, diagnosticados com síndrome de Dravet e de Lennox-Gastaut e complexo da esclerose tuberosa, síndromes consideradas graves e raras.

O Governo de São Paulo começou a disponibilizar os produtos à base de canabidiol na última semana de junho. Os medicamentos, contudo, já fazem toda a diferença na vida de Miguel Paulino Costa, morador da região. Ele levava uma vida comum para um garoto de quatro anos. Brincava, nadava, cantava e passeava com a família. A rotina mudou abruptamente em março de 2008 com o surgimento das primeiras crises convulsivas.

“Daí por diante, chegou a ter mais de 100 convulsões por dia”, recorda a mãe, a dona de casa Fabiana Maria de Fátima Paulino Costa. À época, a família recorreu a médicos e remédios, até conhecer o tratamento à base de canabidiol, em 2013.

“Foi um divisor de águas na vida da família toda. Melhorou 100%”, diz a mãe. Aos 21 anos, Miguel é deficiente intelectual e sua família precisa conviver com uma despesa média de R$ 3 mil para comprar o óleo de cannabis.

Diagnosticado com a síndrome de Lennox-Gastaut, o rapaz pode ser beneficiado pela distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.

CRITÉRIOS

A iniciativa do governo paulista alcança ainda os pacientes com laudos de síndrome de Dravet e complexo da esclerose tuberosa. Os produtos já foram disponibilizados pelo Estado, mas a entrega deve atender a alguns critérios.

Os pacientes ou seus responsáveis legais devem apresentar formulário de indicação preenchido pelo médico e exames de eletroencefalograma, hemograma, creatinina e eletrólitos e de transaminases glutâmico oxalacética e pirúvica.

Produto à base de canabidiol começaram a ser distribuídos pelo Estado gratuitamente (Foto: Governo de São Paulo)

O formulário pode ser encontrado no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Após a análise e aprovação, o produto à base de cannabis poderá ser retirado na Farmácia de Medicamentos Especializados.

Em Marília, a unidade fica na rua XV de Novembro, 1.151, Centro. Há 40 espalhadas pelo Estado. Em Ourinhos, onde Miguel mora com a família, a FME fica na rua Wenceslau Brás, 33, na Vila Mano.

NOVA LEGISLAÇÃO

A distribuição de produtos à base de cannabis pelo governo paulista acontece um ano e meio depois da sanção da lei que instituiu a política estadual de fornecimento gratuito, aprovada em 2022 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A nova legislação passou por um processo de regulamentação, cuja resolução foi publicada em maio de 2023 no Diário Oficial do Estado (DOE). A distribuição, ao menos por ora, restrita às síndromes escolhidas e ao complexo da esclerose tuberosa se deu por “evidências suficientes” avaliadas pelo Estado.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

18 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

18 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

18 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

18 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.