Operação foi desencadeada nesta quinta (Foto: Divulgação)
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (22), a operação ‘Cella’, onde 15 pessoas foram indiciadas por integrarem uma organização criminosa. A ação ocorreu inclusive em Assis (distante 75 quilômetros de Marília).
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além de terem sido realizadas vistorias administrativas em sete unidades prisionais do Estado de São Paulo.
A investigação é um desdobramento da operação Perfídia, coordenada pela Delegacia de Investigação Sobre Entorpecente (Dise – Deic 8), deflagrada em 2020, quando cerca de 30 suspeitos foram presos pelo envolvimento com o tráfico de drogas.
A partir da constatação de que parte daqueles acusados guardavam relação com a organização criminosa, houve o compartilhamento de provas com a DIG – responsável pela investigação – e nova operação foi realizada, agora com o objetivo de identificar os integrantes, bem como delinear as suas ramificações na região de Presidente Prudente.
A investigação apontou que os investigados de fato integravam a organização e, dentro dela, exerciam funções bastante específicas. Alguns deles tinham a prerrogativa de indicar ou avalizar a viabilidade do ingresso de novos membros dentro da organização. Outros ainda tinham funções disciplinares.
Material apreendido (Foto: Divulgação)
Os trabalhos investigativos concluíram que alguns dos investigados, mesmo presos, descumpriam as regras internas do estabelecimento prisional e buscavam, de toda forma, contato externo com comparsas que, contatados, efetivavam suas ordens e orientações.
Apesar de atuarem com grande foco na região de Presidente Prudente, ficou evidenciado que alguns membros comandavam setores do tráfico de drogas.
A ação foi desenvolvida simultaneamente nas cidades de Presidente Prudente, Osvaldo Cruz, Santo Antônio da Posse, Ribeirão Pires, São Paulo, São Vicente, Mauá, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Mirandópolis, Pacaembu, Valparaíso, Dracena e Assis.
A investigação policial irá continuar visando o aumento do conjunto probatório, bem como a identificação de outros integrantes do grupo criminoso.
Os acusados foram indiciados pela prática dos crimes de integrar organização criminosa, lavagem de capitais, introdução de aparelho celular em estabelecimento prisional e financiamento ao tráfico de drogas.
Além destes 15 indiciados, outras três pessoas seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.