Polícia

Polícia Civil apura ameaça de chacina em empresa e na Câmara

Quatro vereadores foram citados em ameaça de chacina feita no fim do ano passado (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

A Polícia Civil investiga uma ameaça de chacina feita contra vereadores da Câmara de Marília. A intimidação chegou até os vereadores por e-mail em novembro do ano passado. O texto cita uso de armas de fogo, facas e até explosivos de uso militar. Os alvos seriam o ex-presidente da Câmara Marcos Rezende (PSD), além das dos vereadores Ivan Negão (PSB) – que faleceu no início do ano, vítima de um infarto -, Professora Daniela (PL) e Vânia Ramos (Republicanos).

A ameaça foi feita em 7 de novembro, sendo então encaminhada para a Polícia Civil, que decidiu instaurar inquérito policial para apurar os fatos. O texto foi encaminhado por uma pessoa ou grupo, com a identificação “Os Imbrocháveis”. Além dos vereadores ameaçados, o e-mail dizia que qualquer pessoa que estivesse no prédio da Câmara poderia ser um alvo colateral do ataque.

A ameaça não tinha qualquer indicação de autoria, mas tinha a inscrição “Deus, Pátria e Família”, além da indicação numérica 14/88, em suposta referência ligada a grupos racistas. O Marília Notícia teve acesso ao conteúdo do e-mail, cheio de erros de português.

O texto ameaçador fala sobre dois avisos na indústria de alimentos Marilan, com suposto ataque contra funcionários do local. Em seguida, os então criminosos iriam até a Câmara matar os quatro vereadores. O documento tem conteúdo racista, xenofóbico e misógino contra os vereadores.

O autor da ameaça fala em atear fogo na Câmara após os assassinatos. Os atos criminosos seriam em homenagem ao ex-deputado Roberto Jefferson, preso após atacar policiais federais. Também citam apoio aos caminhoneiros do país. A chacina seria o início de uma suposta revolução, que obrigaria as Forças Armadas a realizarem uma intervenção no Brasil, mantendo o ex-presidente Bolsonaro no poder.

(Reprodução: Divulgação)

O conteúdo das ameaças segue indicando como alvos o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Os vereadores Marcos Rezende, Ivan Negão, Professora Daniela e Vânia Ramos foram ouvidos no dia seguinte, pelo delegado José Carlos Costa, que instaurou o inquérito policial para apurar as ameaças e injúrias raciais.

O 8º promotor de Justiça de Marília, Gilson Cesar Augusto da Silva, também encaminhou para a Delegacia Seccional de Marília um pedido para instauração de inquérito policial sobre o caso. O mesmo e-mail com ameaças também foi encaminhado para o endereço da Ouvidoria da Prefeitura de Marília, sendo redirecionado para a Polícia Civil.

No dia 9 de novembro, a Polícia Civil já havia oficiado a empresa Google, responsável pelos e-mails do local, para informar dados sobre o possível remetente. O caso segue sendo investigado. Houve pedido de dilação de prazo para que a Polícia Civil siga realizando o trabalho, enquanto aguarda retorno do Google com informações  sobre a autoria do e-mail.

A vereadora Vânia Ramos declarou que, assim que a ameaça foi recebida na Câmara, o presidente da época, Marcos Rezende, tomou todas as providências pertinentes.

Os outros ameaçados também foram procurados, mas até o fechamento da reportagem não haviam dado retorno. O Marília Notícia também entrou em contato com a empresa Marilan, que não respondeu sobre a ameaça. Assim que novas respostas chegarem, o texto será atualizado.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.