Marília

Plano de ação da Lei Paulo Gustavo é concluído em Marília

Representantes de diversos setores participaram da elaboração (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Cultura finalizou nesta segunda-feira (5) o Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo (LPG). O plano foi montado em conjunto com artistas locais, Conselho Municipal de Cultura e do Grupo de Trabalho (GT) Paulo Gustavo, após encontros e audiências públicas com representantes dos diversos segmentos culturais.

Na terça (6), foi realizado o último encontro do Grupo de Trabalho para dialogar e fechar o Plano de Ação que determina a aplicação dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) na cidade.

O plano é uma peça de planejamento em que são reportadas as metas e ações estratégicas para utilização dos recursos da lei.

“Representantes dos segmentos culturais e da sociedade civil puderam debater as propostas, fazer sugestões, apontamentos e considerações, antes de escolherem como a verba deveria ser aplicada. Ontem mesmo o texto foi devidamente redigido e colocado na plataforma Transferegov, submetendo à análise para aprovação do Ministério da Cultura (Minc)”, explica o Secretário da Cultura, André Gomes.

Integrante do GT, Paulo Lúcio, assessor da Cultura, explica que o Grupo de Trabalho teve sua participação encerrada na data de ontem: “Cumpriu uma etapa importante da LPG na organização das audiências públicas e nas orientações sobre a lei, buscando garantir a democratização do acesso aos recursos”.

O GT, composto de representantes de segmentos culturais e da sociedade civil, contou com a participação de Bruna Motta e Cristiano Soares (representantes do Conselho de Cultura); Michelly Karin e Gustavo Nunes (da sociedade civil); Gustavo Roim e Karoline Rodrigues (representantes do Núcleo de Audiovisual de Marília – NAV).

Ainda de acordo com o Secretário, após o envio do plano e sua aprovação pelo Ministério da Cultura, os próximos passos serão a elaboração e a publicação dos instrumentos de seleção a nível municipal, com editais e chamamentos públicos pela Secretaria da Cultura.

LEI

A LPG dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural, adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões aos Estados, Municípios e Distrito Federal. O Município de Marília deverá receber o repasse de R$ 1.925.221,57, que serão destinados a projetos de audiovisual e demais linguagens artístico-culturais. Mais informações podem ser encontradas na página da lei e sua aplicação em Marília no site da Secretaria da Cultura (cultura.marilia.sp.gov.br).

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

11 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

15 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

15 horas ago

This website uses cookies.