Marília

Píton aprendida em Marília vai para o zoológico de Bauru

Píton Albina (ou birmanesa) pode atingir até 40 quilos; cobra encontrada em Marília tem 13 anos e 16 quilos (Foto: Marília Notícia)

A píton albina aprendida semana passada pela Polícia Militar Ambiental, em uma casa do Jardim Santa Paula, onde era criada clandestinamente, já tem novo endereço definido.

A cobra será encaminhada para o Zoológico de Bauru – 100 quilômetros de Marília – onde passará por quarentena, adaptação e poderá, em breve, ser visitada no serpentário da instituição.

O educador ambiental e coordenador do projeto Athenas, Rodrigo Marcheselli, revela que o animal tem cerca de 13 anos, 16 quilos e quatro metros de comprimento.

Mesmo sem veneno – assim como jiboias e sucuris – é bastante agressiva e capaz de matar mamíferos de pequeno porte, como coelhos. Há registro, inclusive, de uma píton da mesma espécie ter transformado em refeição um filhote de cervo.

Veterinária Juliana Guarnieri é especialista em animais silvestres (Foto: Marília Notícia)

A cobra usa a constrição de sua poderosa musculatura para asfixiar e quebrar os ossos, antes de devorar as presas. O animal pode chegar a seis metros e atingir até 40 quilos. Está entre as cinco maiores serpentes do mundo.

“Esse exemplar encontrado em Marília é nativo do sudeste asiático. Também é conhecida como Píton Birmanesa, ou albina, pela sua coloração bastante incomum. Em algumas regiões dos EUA, faz muito sucesso como bicho de estimação. No Brasil, isso não é possível”, explica Rodrigo.

O responsável pelo cativeiro na zona Sul foi multado em R$ 2,2 mil e responderá a processo por crimes ambientais – manter animal ilegalmente e introduzir espécie exótica.

A píton albina está sob os cuidados da veterinária Juliana Guarnieri, especialista em animais silvestres, em uma clínica parceira da PM Ambiental em Marília.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

1 hora ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

4 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

4 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

4 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

6 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

6 horas ago

This website uses cookies.