As eleições municipais de 2020 se aproximam e com isso também se inicia uma das principais tarefas do jornalismo profissional e da sociedade de maneira geral: o combate às fake news.
Em Marília, a divulgação de informações falsas relativas ao período eleitoral já começaram. Desde a última quinta-feira (3) circula nos bastidores dos meios políticos, uma suposta pesquisa que aponta o ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos) como líder nas intenções de voto para a Prefeitura local.
De acordo com o boato, Camarinha teria 29% das intenções de voto, contra 21% de Daniel Alonso (PSDB) e 17% de Marcos Juliano (PRTB). A análise, ainda segundo a versão ventilada pela cidade, teria sido feita pela Paraná Pesquisas, instituto com renome nacional. Trata-se, no entanto, de uma fake news.
O Marília Notícia entrou em contato com o Instituto Paraná Pesquisas neste sábado (5) para checar o fato.
“Não procede. Não fizemos nenhuma pesquisa no município de Marília nos últimos quatro anos”, afirmou ao site Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas.
A reportagem apurou que a fake news vem sendo repassada nos últimos dias por correligionários de Camarinha, na intenção de criar um suposto ambiente de liderança.
Pessoas na equipe de Marcos Juliano também divulgaram a pesquisa no ‘boca a boca’, tentando imprimir a sensação de que o candidato vem crescendo nas intenções de voto. A equipe de Daniel Alonso, em tese o mais prejudicado pela suposta pesquisa, já vinha classificando a notícia como ‘mentirosa’.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.