Marília

Perito volta à CDHU para determinar ordem de prioridade para desocupação

Área interditada pela Defesa Civil em prédio da CDHU em Marília (Foto: DIvulgação)

A Justiça marcou para essa terça-feira (16), às 10h, a vistoria de um perito no Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira, nos prédios da CDHU, zona sul de Marília. O trabalho será realizado para concluir quais prédios estão em situação mais perigosa, a fim de determinar a ordem de remoção dos moradores do local.

O perito Paulo César Lapa, engenheiro civil, foi designado para o trabalho. As partes envolvidas no processo também foram intimadas, para que possam acompanhar o andamento da vistoria.

Lapa será o responsável por indicar qual o morador que corre mais risco e deve deixar o local primeiro.

A nova vistoria foi definida em audiência realizada no dia 2 de abril, presidida pelo juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, da Vara da Fazenda Pública, com a participação do advogado da CDHU, Marco Antonio Passanezi; do procurador da Prefeitura de Marília, Domingos Caramaschi Junior; da procuradora do Estado, Thais Carvalho de Souza; do promotor de Justiça Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro, da defensora pública Andrea da Silva Lima e de duas moradoras.

A Prefeitura de Marília apresentou proposta para arcar sozinha com o pagamento dos custos da desocupação dos imóveis e a realocação dos moradores, bem como com o aluguel social por período determinado, além da doação de uma área para construção de novas unidades residenciais, desde que a CDHU se comprometesse a arcar com os custos da reforma ou construção destes imóveis.

A Fazenda Pública do Estado de São Paulo se manifestou no sentido de não haver oposição quanto ao apoio da Policia Militar na desocupação das unidades habitacionais, desde que a solicitação de apoio – inclusive com cronograma para a retirada das famílias – seja previamente informada ao comando do 9º BPM-I, para não prejudicar o policiamento de Marília e na região.

Por parte da CDHU houve comprometimento de enviar uma equipe técnica para acompanhar a perícia complementar. O órgão também ficou de analisar a suspensão do pagamento dos financiamentos relativos às unidades residenciais, isso durante o período de vigência da determinação judicial de desocupação e até que as unidades voltem a ter condições de habitação.

Prédios ainda correm risco de desabamento, na zona sul de Marília (Foto: Arquivo/MN)

COMEÇO DO PESADELO

O drama que afeta os moradores dos populares “predinhos da CDHU” começou a se desenrolar em maio de 2018, quando uma ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público do Estado São Paulo (MP-SP) e pela Defensoria Pública, após a representação de um morador do condomínio.

Na ocasião, o promotor Ezequiel Vieira da Silva deu início a um processo que viria a expor as péssimas condições das edificações.

Na época, a Promotoria solicitou uma vistoria no local ao Corpo de Bombeiros, que revelou uma série de irregularidades alarmantes, incluindo a falta de um sistema contra incêndios, fiação elétrica exposta, um telhado instalado sobre um depósito de gás e a interdição do bloco J2 pela Defesa Civil.

O MP alertou que uma “necessidade urgentíssima” de intervenção do Poder Público era imperativa para evitar uma possível catástrofe no local.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

4 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

4 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

9 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

9 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

9 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

10 horas ago

This website uses cookies.