Marília

Eleições 2020: partidos entram na reta final para lançar candidatos

Eleição acontece no dia 15 de novembro, de forma excepcional (Foto: Divulgação)

Há poucos dias do prazo final para as convenções partidárias – que definirão as candidaturas ao cargo de prefeito, vice e vereador – os partidos aceleram a realização dos encontros presenciais ou virtuais para oficializar seus nomes. A data limite é 16 de setembro.

Como aconteceu nas últimas eleições municiais, em 2016, a frente de apoio ao empresário Daniel Alonso (PSDB) deverá ter menor número de siglas, na comparação com o tradicional grupo político que se organiza próximo de Abelardo Camarinha (Podemos).

Mas há pelo menos uma semelhança. Daniel contará com o Partido Liberal (PL), que é presidido pela sua filha, a empresária Daniele Alonso.

Abelardo Camarinha terá ao seu lado o Partido Socialista Brasileiro (PSB), controlado pelo filho, o deputado estadual Vinícius Camarinha.

Será a primeira eleição municipal após a minirreforma eleitoral, que eliminou a “conveniência partidária” da coligação para candidatos a vereador.

Agora, cada partido depende apenas de seu desempenho para fazer cadeiras no Legislativo. A nova regra pode fazer com que algumas legendas sintam menor necessidade de associar suas bandeiras a candidaturas majoritárias (para o Executivo). As coligações agora só podem ser feitas nas eleições para prefeito e vice.

Governistas

Do lado governista, o alinhamento é total entre o PSDB e o PL. O partido de Daniele Alonso anunciou convenção para a próxima terça-feira (15), às 18h, no Teatro Municipal. Os tucanos fizeram uma reunião na noite desta quarta-feira (9) e definiram se reunir no mesmo horário e local, para anúncio da candidatura do prefeito.

Prefeito Daniel Alonso vai disputar a reeleição junto com o PL, partido da filha Daniele Alonso (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A reportagem do Marília Notícia apurou que o PSD, do presidente da Câmara, Marcos Rezende, é um aliado natural do prefeito. Mas até a noite desta quarta ainda não havia recebido convite oficial para fazer parte da coalizão.

Força política ativa na cidade e historicamente fora do raio de influência de Camarinha, o PTB, do professor Mário Coraíni Júnior, pode acabar fazendo uma aliança com o PRTB, de Marcos Juliano, que é pré-candidato a prefeito e em 2016 ficou em terceiro lugar no pleito.

Oposição

Com o Podemos e o PSB na linha de frente, Abelardo terá ainda o apoio declarado do DEM, PROS, Patriota, PSC, Avante, Republicanos, Progressistas e Solidariedade (antiga legenda de Juliano)

Parte destes partidos tem o controle direto dos Camarinhas, através de antigos assessores e pessoas que fizeram parte de governos anteriores.

Abelardo Camarinha tem a maior coligação (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Outra parte – a menor – é dirigida por lideranças comunitárias cooptadas por Abelardo ao longo do tempo, ou ainda aliados de última hora, em recentes negociações.

A convenção será unificada e está agendada para este sábado (12), a partir das 10h, no Clube dos Bancários. A coligação intitulada “Reconstruir Marília” informou que serão respeitadas as normas sanitárias, em função da pandemia.

Correndo por fora

Pela movimentação da pré-candidatura, o PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Morão, deve aclamar Marcos Juliano candidato a prefeito de Marília, durante encontro neste domingo (13) às 9h30, na Rua 15 de Novembro, número 1.991. Recentemente, o radialista negou rumores de que disputaria o cargo de vereador.

Radialista Juliano da Campestre vai para segunda candidatura a prefeito (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

À direita

O PSL terá chapa “puro-sangue” e realizou convenção no feriado de 7 de setembro para confirmar o administrador Marcos Kohlmann como candidato a prefeito. A empresária Regiane Mellos (da área de recursos humanos) é candidata a vice.

Partido Verde

O PV faz convenção na segunda-feira (14), às 8h, em uma chácara da avenida Alcebíades Spadotto. O partido já anunciou que terá o empresário Laerte Bedendo como candidato a prefeito e o capitão da Polícia Militar, Eliton Sanches, como vice.

Por ser militar da ativa, o policial só ingressa formalmente no partido na data da convenção. Antes de fechar a dobradinha “puro-sangue” com o empresário, Eliton teve conversas com o PDT e o PSL, em tratativas que não avançaram.

Laerte Bedendo é empresário e será candidato a prefeito pela primeira vez (Foto: Divulgação)

Esquerda

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou a enfermeira Nayara Mazini como pré-candidata e ela deve ter o advogado André Luis Lisque, do mesmo partido, como vice. A convenção acontece neste sábado (12), na Câmara Municipal, às 14h.

Também é esperada a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), para formalização da candidatura a prefeito do sindicalista e professor Juvenal Aguiar.

Nesta quarta-feira o partido divulgou o indicado a vice. O pré-candidato apresentado como apenas pelo pré-nome “Pedro” tem 28 anos, é universitário e coordenador do acampamento Plínio de Arruda Sampaio, em Pirajuí.

Juvenal Aguiar, professor e sindicalista (Foto: Divulgação)

A convenção do PDT aconteceu no domingo (6) e confirmou o nome de Adão Brito como candidato a prefeito de Marília.

Seu candidato a vice é o radialista Hélio Mariano.

Em consulta à Justiça Eleitoral o MN verificou que Hélio consta como filiado ao Solidariedade.

No entanto, Adão garante que se trata de um erro do Solidariedade e o advogado do PDT já teria conseguido resolver o problema, apesar do registro para consulta pública ainda não ter sido alterado.

Helio Mariano (vice) e Adão Brito (prefeito) na chapa do PDT (Foto: Divulgação)

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

4 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

9 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

13 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

13 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

13 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

13 horas ago

This website uses cookies.