A situação apertada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Justiça brasileira e sua intenção de, mesmo assim, concorrer às eleições presidenciais que vão acontecer em outubro foram tema de mais uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (1) pelo jornal Folha de S.Paulo .
De acordo com o levantamento, 53% dos brasileiros consideram que, a essa altura, Lula deveria ser preso. A pesquisa Datafolha foi feita após a condenação em segunda instância do ex-presidente, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O petista foi condenado na última quarta-feira (24) por unanimidade dos votos de três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A condenação diz respeito ao caso do tríplex do Guarujá, que Lula diz não ser dono, mas a Justiça diz o contrário.
Ao julgar o recurso do petista, o TRF-4 manteve a sua condenação, imposta pelo juiz federal Sérgio Moro na primeira instância, e aumentaram a pena de 9 anos e 6 meses de prisão para 12 anos e 1 mês.
Mesmo assim, Lula se declara pré-candidato às eleições. Porém, segundo o levantamento, 43% dos brasileiros acreditam que ele não participará da corrida presidencial. Outros 32% têm certeza de que ele vai ser candidato e 21% acreditam na possibilidade de Lula participar das eleições .
Para 51% das pessoas entrevistadas, o ex-presidente não deveria poder disputar a eleição, mas 47% acham que ele tem esse direito.
Condenado, mas possível candidato
Como foi condenado por um órgão colegiado, o líder petista passa agora a se enquadrar na Lei da Ficha Limpa , e corre o risco de ficar de fora das eleições. Juridicamente, contudo, a questão não é ponto pacífico, e ainda há a chance de a candidatura de vingar.
Por meio de nota, assinada pela presidente nacional do partido, o partido classifica de “farsa judicial” a condenação do ex-presidente. A nota também elenca aqueles que, segundo o partido, tomaram parte no “ golpe antidemocrático”. “Confirma-se o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo , com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral”, diz a nota.
“São os mesmos setores que promoveram o golpe do impeachment em 2016, e desde então veem dilapidando o patrimônio nacional, entregando nossas riquezas e abrindo mão da soberania nacional, retirando direitos dos trabalhadores e destruindo os programas sociais que beneficiam o povo”, diz a nota.
Para divulgar a pesquisa a respeito da situação judicial de Lula hoje, o Instituto Datafolha ouviu 2.826 pessoas entre os dia 29 e 30 de janeiro de 2018.
Fonte: IG
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.