Polícia

‘Pai, salva meu novo número’; golpe em massa perturba

Uma tentativa de golpe em massa, que pode estar sendo disparada com uso de ferramentas de inteligência artificial, está perturbando usuários de um dos mais populares aplicativos de mensagens usados no país. Em Marília, há registros de vários vítimas que chegaram a fazer transferências Pix e pagaram boletos enganados, a pedido de criminosos.

Uma das vítimas foi um idoso de 73 anos, morador no Parque das Nações (zona norte). Após uma mensagem fraudulenta nesta última quinta-feira (23), ele acabou tendo um prejuízo de mais de R$ 5,3 mil.

O homem recebeu uma mensagem de um número desconhecido. No texto, o criminoso dizia ser sua filha e alegava que havia trocado o número de telefone. Em geral, os dizeres começam com “pai”, ou “mãe, salva meu novo número”.

Em seguida, vem o pedido para que a vítima pague boletos ou transfira dinheiro. Há casos em que os idosos, pouco acostumados a copiar e colar códigos de barras, chegam a procura lan houses e copiadoras para imprimirem os boletos.

No caso do Parque das Nações, o homem pagou contas que nem sabe de quem são, na casa lotérica de um supermercado próximo de sua casa. Ele chegou a receber ajuda de um familiar, que também não desconfiou.

No fim de semana passado, uma pensionista de 76 anos também foi vítima. Ela mora sozinha e recebeu mensagens via WhatsApp de um número que usava a foto do perfil de sua filha.

Na conversa, a golpista afirmou que havia trocado temporariamente de telefone por problemas técnicos e pediu ajuda para pagar algumas contas.

Confiando tratar-se de sua filha, a vítima fez transferências Pix para as contas indicadas, superando R$ 4,9 mil. Depois, começou a receber ligações de supostos funcionários do setor de segurança do banco. Se não tivesse desconfiado a tempo, o prejuízo poderia ser maior.

A abordagem não escolhe grupos sociais. Um empresário relatou ao Marília Notícia uma abordagem semelhante que fizeram com seu pai, que imediatamente desconfiou e fez contato. A maneira mais indicada de evitar este tipo de golpe é entrar em contato pelo número original do filho (a) ou parente citado pelo golpista.

Caso o contato não seja possível, é preciso tentar outros meios para constatar o golpe. Quem sofrer esse tipo de abordagem e não tiver prejuízo, deve ignorar o interlocutor e bloquear o número. Se houver prejuízo, a polícia deve ser contatada.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Prefeitura intensifica combate à dengue e faz quase 20 mil visitas em Marília

Saúde intensificou o combate à dengue em Marília (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília intensificou…

4 horas ago

Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste

A primeira ação de vacinação antirrábica de 2026 será realizada neste sábado (31), na Unidade…

4 horas ago

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade

Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…

4 horas ago

Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Proposta foi apresentada em reunião no Paço Municipal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília iniciou…

4 horas ago

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

14 horas ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

18 horas ago

This website uses cookies.