Marília e região

Marília realiza primeiras cirurgias de implante coclear bilateral e transforma vidas

Otorrinolaringologista Rodrigo Lupp se formou e se especializou na Famema e exerce a profissão há 15 anos em Marília (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

O médico otorrinolaringologista Rodrigo Lupp concluiu neste sábado (26) o ciclo pós-operatório de duas bem-sucedidas intervenções inéditas em Marília: a cirurgia de implante coclear bilateral — instalação simultânea de próteses em ambos os ouvidos — para a recuperação auditiva dos pacientes Luciano Raimundo de Souza, 41 anos, e Janaína Cassia da Silva de Oliveira, 35.

As cirurgias aconteceram no centro cirúrgico do Hospital Beneficente da Unimar (HBU) nos dias 20 e 21 de março. Neste último sábado, após a recuperação cirúrgica, os implantes foram ativados.

Janaína havia perdido a audição há seis anos e agora está reaprendendo a ouvir e a interpretar os sons. Já Luciano, que perdeu a audição aos seis anos de idade, não conteve as lágrimas ao escutar novamente a voz de sua mãe.

Janaína Cassia da Silva de Oliveira se preparando para a ativação do implante (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

A ativação dos implantes bilaterais foi realizada pelas fonoaudiólogas Lívia Maria Daniel (de São José do Rio Preto) e Isabela Tiezi Rombola (de Marília). As cirurgias inéditas foram conduzidas por Rodrigo Lupp, com a supervisão do otorrinolaringologista Luiz Fernando Lourençone, chefe da Seção de Implante Coclear e diretor clínico do Centrinho da USP de Bauru.

“A cirurgia coclear já era realizada em Marília, mas não a bilateral, ou seja, nos dois ouvidos em uma mesma intervenção. Esse tipo de procedimento ainda é pouco comum no Brasil, principalmente pelo alto custo, mas é corriqueiro em outros países. Ele é indicado para pacientes que não obtêm benefício suficiente com aparelhos auditivos convencionais e que apresentam condições clínicas e fonoaudiológicas adequadas”, explicou Lupp.

Luciano durante os testes preliminares antes da ativação (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

CADA VEZ MAIS ACESSÍVEL

O alto custo é uma das principais barreiras para o acesso ao implante coclear bilateral. Uma cirurgia desse tipo, considerando próteses, materiais, equipe e hospital, pode ultrapassar R$ 170 mil.

Segundo Lupp, a tendência é que os procedimentos se tornem mais frequentes e acessíveis. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece o implante coclear, mas a demanda é muito maior do que a capacidade de oferta. Em contrapartida, planos de saúde vêm ampliando a cobertura após decisões judiciais que reconhecem o direito à audição plena.

As duas cirurgias inéditas em Marília foram integralmente custeadas pela Unimed, após auditoria que comprovou a necessidade.

Prótese implantada é o aparelho claro. O escuro fica sobre a pele (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

A EMOÇÃO DE VOLTAR A OUVIR

Para os pacientes, a jornada da perda auditiva e a longa espera pelo tratamento deram lugar à emoção, à gratidão e à fé. O Marília Notícia acompanhou a ativação dos implantes e registrou momentos inesquecíveis.

Janaína, auxiliar de enfermagem aposentada precocemente por conta da anemia falciforme, perdeu a audição há cerca de cinco anos. “É uma felicidade muito grande conseguir voltar a ouvir, mesmo que ainda de forma suave. Estou me acostumando novamente com o som”, relatou.

De acordo com a fonoaudióloga Lívia Maria Daniel, por Janaína ter adquirido a linguagem oral antes da perda auditiva, a adaptação ao novo som poderá ocorrer entre três e seis meses, com retornos anuais para ajustes.

Já Luciano, morador de Quintana e pintor de obras, perdeu a audição na infância. Com o pouco que ouviu nos primeiros anos, aprendeu a falar e a se comunicar principalmente pela escrita e leitura labial. Sua readaptação poderá levar mais tempo, mas a emoção do reencontro com a voz da mãe foi imediata e comovente.

Fonoaudiólogas Lívia Maria Daniel e Isabela Tiezi Rombola orientam a paciente (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO

Rodrigo Lupp reforça que a medicina tem evoluído rapidamente em favor da qualidade de vida dos pacientes com perda auditiva. Prótese e aparelhos auditivos modernos oferecem captação cada vez mais detalhada de sons e timbres.

“Qualquer sinal de desconforto ou redução da audição deve ser motivo para procurar imediatamente um otorrinolaringologista. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores as chances de tratamento eficaz”, alerta.

Como exemplo, Lupp cita que uma criança com deficiência auditiva não tratada adequadamente até os três anos de idade pode perder de forma irreversível a capacidade de desenvolver a audição.

Após a ativação do aparelho ainda é preciso um período de adaptação e reaprendizagem do ouvir (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

Mais do que um avanço da medicina em Marília, as cirurgias de Luciano e Janaína simbolizam a vitória da ciência sobre o silêncio. Cada som redescoberto, cada palavra escutada novamente, é um testemunho da esperança que a tecnologia e a dedicação médica podem devolver. Para quem já havia se acostumado com o vazio, ouvir é, mais do que um sentido recuperado — é a vida sendo celebrada em cada nota e em cada voz.

Janaína com os profissionais e a família durante a sessão de ativação do aparelho (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)
Luciano com a equipe profissional e a família durante a sessão de ativação (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

Assista abaixo o vídeo do momento em que os dois pacientes voltam a ouvir com a ativação da prótese:

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Câmara aprova redução de benefícios fiscais; projeto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira (16) um projeto de lei que…

13 horas ago

Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015

O acesso à internet na primeira infância mais que dobrou em menos de uma década…

13 horas ago

Em última reunião ministerial, Lula diz que 2026 será o ano da verdade

Reunião ministerial ocorreu na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência…

14 horas ago

Policial invade casa da ex-namorada, troca tiros com militares e morre na região

Confusão e morte movimentaram o bairro Ouro Verde em Ourinhos (Foto: Laperuta Júnior/Passando a Régua)…

14 horas ago

Coletor é preso por ameaçar e empurrar companheira com bebê no colo

Um homem de 24 anos, que trabalha como coletor, foi preso em flagrante na tarde…

14 horas ago

Homem é preso em flagrante por descumprir protetiva e invadir casa da mãe em Gália

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (16) por…

15 horas ago

This website uses cookies.