Marília

Pacientes sofrem com falta de medicamentos psiquiátricos

Em plena campanha de maio pela luta antimanicomial, tanto as farmácias da Prefeitura de Marília, quanto a farmácia de alto custo do Estado (Medex), estão com importantes medicamentos psiquiátricos em falta.

Na Medex um dos principais remédios sem estoque é o antipsicótico Ziprasudona, recomendado para casos de esquizofrenia e transtorno esquizoafetivo.

Um médico que atua na rede pública ouvido pela reportagem diz que dois de seus pacientes estão há 60 dias sem a medicação.

“Sem a Ziprasudon os sintomas psicóticos se tornarão mais agudos e muito provavelmente os pacientes precisarão de internação hospitalar psiquiátrica”, alerta um profissional da saúde que não quer ter seu nome divulgado.

A informação é de que já foram tomadas providências jurídicas junto à Defensoria Pública, mas o remédio ainda não foi disponibilizado.

Já nas farmácias da Secretaria Municipal da Saúde a informação é de que existe “indisponibilidade temporária” do antidepressivo Sertralina 50 miligramas, igualmente distribuído gratuitamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) mediante receita médica.

O problema, segundo o município, seria a demora para entrega pelos fabricantes. De acordo com a administração local, vem sendo observado o uso da Sertralina na cidade. Houve uma distribuição superior a 330 mil comprimidos em menos de seis meses.

A previsão é de que a Sertralina volte a ser fornecida pelo município na primeira quinzena de junho.

Internações

No mês passado o Marília Notícia mostrou que a quantidade de internações por problemas mentais e comportamentais em Marília caiu pela metade na comparação entre 2008 e o ano passado, período que soma onze anos.

Em 2008 foram 2.066 internações desse tipo, enquanto em 2018 foram 1.010 casos. No período analisado, a quantidade começou a cair de forma mais intensa a partir do pico de 2012, com 2.352 internados. Veja o gráfico abaixo.

Estado

A reportagem do MN procurou a assessoria de imprensa do Estado para saber qual o motivo da falta de Ziprasudona na Medex de Marília e quando o fornecimento será normalizado.

“A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica informa que o medicamento Ziprasidona é comprado e enviado aos Estados pelo Ministério da Saúde. A pasta recebeu novos lotes do Ministério na semana passada que estão sendo redistribuídos para as farmácias, com previsão de reabastecimento até a próxima semana. A pasta mantém diálogo com o Governo Federal para evitar impactos na assistência”, diz a nota enviada como resposta.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

3 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

4 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

This website uses cookies.