Marília

Pacientes do Caps tem lições práticas da luta antimanicomial

Grupo visitou Zoológico de Bauru, Biblioteca Municipal Viva de Marília e fez ações integradas à comunidade. (Foto: Divulgação)

A luta antimanicomial, que defende a liberdade e preservação dos vínculos sociais do paciente em tratamento psíquico, é experimentada diariamente pelos usuários do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com-Viver, em Marília. O grupo tem realizado passeios e expandido as possibilidades terapêuticas.

Em maio, durante a luta antimanicomial, foram várias as atividades. Os pacientes fizeram passeio ao Zoológico de Bauru; passeata em parceira como Caps AD (álcool e outras drogas administrado pela Famema) e mobilização popular próximo ao Terminal Urbano.

(Foto: Divulgação)

Teve ainda apresentações do Coral Com-Viver, sob a regência da enfermeira Emmanuelle Filgueira Marino. O grupo se apresentou na praça da Emdurb durante ato público da Luta Antimanicomial na cidade e também na Biblioteca Municipal Viva de Marília, no Centro.

O grupo participou ainda de um Bate-papo Literário e expôs arte feita no próprio Caps nas oficinas terapêuticas e rotinas do atendimento.

(Foto: Divulgação)

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, parabenizou a equipe do Caps Com-Viver e da Saúde Mental em geral, que inclui também o Caps Catavento – Infantil. Ele lembrou que houve uma verdadeira revolução na área na atual gestão.

“Graças à confiança e à sensibilidade do prefeito Daniel Alonso, hoje temos uma Saúde Mental estruturada na cidade. Compramos uma van para estes passeios e transporte dos pacientes, mudamos o Caps Com-viver de local, contratamos médicos, profissionais de enfermagem e outras áreas da saúde para as duas unidades. O número de pacientes quase dobrou”, disse o secretário.

(Foto: Divulgação)

SERVIÇO

Atualmente são 275 adultos (Com-Viver) e quase 200 crianças e adolescentes (Catavento). Os Caps são “porta-aberta” na rede SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, não necessitam de encaminhamento de outras unidades, basta comparecer para o acolhimento às7h de segunda a sexta-feira.

O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

8 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

8 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

8 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

8 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

9 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

9 horas ago

This website uses cookies.