Categories: Marília

Paciente do Lucy Montoro lança seu primeiro livro

Escritor Junior Ferreira com os pais Milton e Maria Lenice

O paciente do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília, Milton Souza Ferreira Junior , lançou nesta quarta-feira, dia 16 de março, seu primeiro livro com o título “A Vida com Deficiência”.

A obra retrata todas as dificuldades do autor de viver com tetraplegia, lesão encefálica com comprometimento dos membros superiores e inferiores que leva à perda de controle motor e sensibilidade dos membros e do tronco, podendo afetar de maneira significativa a musculatura respiratória.

“O meu livro é uma biografia onde eu conto a minha história desde criança até os dias atuais. No livro, ensino as pessoas a se comunicarem melhor com os deficientes que não falam, como eu. Trato de questões como o preconceito, falo como é desagradável as pessoas tratarem o deficiente como se ele fosse um coitadinho ou com indiferença. A sociedade tem que tratar os deficientes físicos com naturalidade”, revela o escritor Junior Ferreira.

O autor tem 37 anos, não anda, não fala e tem limitações na coordenação motora. Utiliza o computador sem necessitar de auxílio, apenas com a mão esquerda. Foram dois anos de trabalho para escrever o livro.

Segundo o irmão Marcelo Ferreira, “o Junior tem os músculos atrofiados devido a morte de uma célula nervosa no parto. Ele só consegue movimentar a mão esquerda, que foi com ela que escreveu o livro, usando apenas um dedo, o indicador e adaptando com peso de ferro para apertar, shift e ctrl. Foi um trabalho que exigiu muita dedicação”.

A médica fisiatra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília, Dra. Roberta Cardozo Flores, enaltece os momentos de superação do escritor.

“O paciente Junior apresenta uma sequela motora denominada paralisia cerebral decorrente da  falta de oxigenação no cérebro ocorrido durante o parto.  Como consequência da paralisia cerebral ele não apresenta fala e não possui a movimentação adequada dos quatro membros, sendo necessário fazer uso de adaptações para realizar todas as atividades que deseja. Junior elaborou as próprias adaptações para conseguir se comunicar com o mundo. Para nós do Lucy Montoro ele é um exemplo de superação por ter trabalhado com seus potenciais para passar sua mensagem e se conectar aos familiares e amigos”.

Fator importante nas etapas de conquista do escritor Junior Ferreira é o apoio dos pais, Milton e Maria Lenice, fundamental para o desenvolvimento do deficiente. “Tenho algumas dificuldades, mas vou vencendo graças a Deus. O que não consigo fazer sozinho, como tomar banho ou nas refeições, eu preciso do auxílio da minha mãe e do meu pai”.

Marília Notícia

Recent Posts

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…

11 horas ago

Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia

Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…

11 horas ago

Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos

Limpeza da rede de drenagem é ampliada para reduzir riscos de enchentes (Foto: Divulgação) A…

11 horas ago

Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Ferramenta mede efetividade da tecnologia da informação nos municípios (Foto: Divulgação) O município de Tupã…

11 horas ago

SUS bate recorde e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Ministério da Saúde aponta impacto do programa Agora Tem Especialistas (Foto: Agência Brasil) O Sistema…

12 horas ago

STF decide que caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa

Decisão foi tomada em julgamento virtual do plenário (Foto: Agência Brasil) Por unanimidade, o Supremo…

12 horas ago

This website uses cookies.