Marília

Ovos de Páscoa chegam aos mercados e podem custar até 20% mais

Marcas tradicionais, produtos para criança ou premium devem ocupar mais espaço nos supermercados (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Com pouco mais de 60 dias de antecedência da data, supermercados de Marília já começam a receber ovos de páscoa e outros produtos tradicionais da data comemorativa. Em algumas lojas, o consumidor já entra no clima, com os corredores repletos de chocolates. Os preços podem sofrer reajustes de até 20%.

Receber chocolates bem cedo é normal para as grandes redes, mas não é a regra. A tendência dos estabelecimentos de menor porte é adiar por mais algumas semanas o recebimento dos ovos – produtos mais frágeis. A ideia é evitar perdas de estoque e oferecer ao cliente, na reta final, a melhor apresentação possível.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, entre a indústria e os produtos artesanais, as fábricas sabem que será difícil manter os números do período pré-pandemia. A necessidade de renda levou muita gente à produção caseira, visando uma renda extra na data.

Por isso, fontes do varejo já perceberam que as empresas devem concentrar maior esforço no público infantil – com a sedução dos personagens – além de nos produtos premium, que se diferem dos artesanais pelas marcas famosas.

Marília Rossato, gerente de um supermercado na zona Oeste da cidade, acredita que a procura deve ser moderada em função do momento econômico, mas a tradição faz com que muitas famílias invistam.

“Estamos em uma época em que as pessoas estão recorrendo ao básico. Mas a Páscoa já é um costume, por isso acreditamos em boas vendas, a começar pelos bombons e o chocolate em outros produtos, não apenas no ovo de páscoa”, acredita.

As fontes do varejo evitam falar em preços, mas admitem que o aumento médio no valor do produto em 2022 pode ficar até o dobro da inflação, ao menos a oficial, de 10%, aferida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

BRASIL

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) divulgou relatório que comemora crescimento de 44% na parcial da produção de 2021, se comparado ao ano anterior.

Os dados são referentes ao período de janeiro a setembro, quando a indústria brasileira produziu 511 mil toneladas. O aumento produtivo estaria ligado, entre outros fatores, à retomada da indústria chocolateira após um período de retração decorrente da pandemia.

Ainda de acordo com a Abicab, o Brasil tem um dos maiores mercados do mundo em volume de vendas de chocolate. O brasileiro tem média de consumo de 2,6 quilos por pessoa, a cada ano.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

2 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

2 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

2 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

2 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

2 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

2 horas ago

This website uses cookies.