Marília

Onda de calor e falta de chuvas fazem Prefeitura decretar estado de emergência em Marília

Ponte para escoamento agrícola na divisa entre Marília e Oriente (Foto: Divulgação)

A Prefeitura publicou o decreto nº 14.330 na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Município de Marília (Domm) e estabeleceu “situação de emergência no município em virtude da escassez de chuvas e temperaturas elevadas.”

Conforme apurado pelo Marília Notícia, o decreto municipal atende às solicitações de produtores rurais e sitiantes que estão enfrentando intempéries com relação à estiagem.

O termo estado de emergência possibilita o Poder Público abrir exceção para investimentos necessários no segmento e a realizar ações voltadas ao meio rural, que depende da produção de hortifrútis e outras culturas para a sobrevivência.

Ainda segundo o decreto, o município poderá auxiliar nas demandas dos produtores rurais junto às instituições bancárias, refinanciamentos e solicitações aos órgãos superiores, como Ministério da Agricultura e Secretaria de Estado da Agricultura.

De acordo com a Prefeitura, Marília vem passando por extenso período de baixos índices de chuvas e condições climáticas extremas, causando a perda de umidade do solo, com agravamento nos últimos seis meses.

“A escassez hídrica e as temperaturas elevadas comprometeram a fisiologia, o crescimento vegetativo, o desenvolvimento e florescimento das plantas, com seus frutos e grãos. As intercorrências provocaram grave redução da produtividade e produção das pastagens e diversas lavouras, como soja, milho, arroz, feijão, cana-de-açúcar, amendoim e café, entre outras, durante a safra de 2023/2024”, consta no decreto municipal que pode ser consultado no Domm de hoje.

Temperaturas em Marília devem atingir 32°C até o fim de semana, segundo IPMet (Foto: Marília Notícia)

Com o decreto já em vigor por 90 dias, a Prefeitura de Marília estuda iniciativas para socorrer a classe trabalhadora do campo, mas ainda não definiu se haverá destinação de recursos extras para a Secretaria Municipal de Abastecimento, Pecuária e Abastecimento.

“Considerando que a frustração da produção agropecuária ocasionará obstáculos aos produtores rurais no que tange ao cumprimento de seus compromissos financeiros, principalmente em relação a créditos para custeio de produção, com sinal de alerta para o seu endividamento no comércio de insumos”, informa o decreto.

Conforme dados do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, a semana em Marília deve permanecer quente até o fim de semana, com máximas de 32°C.

Apesar dos argumentos estabelecidos no decreto da Prefeitura, Marília é a cidade brasileira que registrou o maior pico de chuva durante 24 horas no mês de janeiro deste ano e que bateu recorde, com alta de 20% de chuvas em 2023. Até pelo menos o final de março, a cidade recebeu pancadas de chuva consideráveis na comparação com outras cidades da região.

Apesar disso, um relatório emitido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) em março deste ano – que aponta perdas no campo em decorrência do tempo em todo o Estado de São Paulo – norteia a medida.

O documento indica perdas médias na ordem de 30% nas produtividades das culturas. “Encontramos relatos em que ocorreram perdas médias na ordem de 30% nas lavouras plantadas e inclusive, relatos onde 100% do plantio foi perdido, obrigando produtores a realizarem novos plantios.”

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres

O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em…

13 horas ago

Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo

Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…

13 horas ago

Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste

Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…

13 horas ago

Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…

13 horas ago

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade

Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…

14 horas ago

Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos

Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…

14 horas ago

This website uses cookies.