O salto de Thiago Braz que a educação ainda não deu

Os saltos de Thiago me servem de metáfora para tocar nesta falha do poder público

A vida é mesmo cheia de saltos. Saltos com vara, para o nosso conterrâneo Thiago Bráz, medalhista de ouro na citada prova nas Olimpíadas do Rio.

Thiago foi criado pelos avós e por um tio em Marília. Seus pais, segundo o próprio atleta, brigavam muito e não estavam presentes.

De Marília Thiago pouco recebeu e foi treinar em Bragança Paulista, e de lá para a Itália, por meio de um programa do COI (Comitê Olímpico Brasileiro) com o Exército brasileiro.

Por que nossa educação básica ainda não valoriza pessoas como Thiago, que tem o sonho de ser atleta olímpico?

Os saltos de Thiago me servem de metáfora para tocar nesta falha do poder público, claro. Minha preocupação aqui é com o abismo que existe entre educação e esporte em nossa sociedade.

Na história da educação, pelo ponto de vista filosófico, cheia de saltos pode-se dizer também sobre a presença do “corpo” na educação. Tecnicamente falando, trata-se da “educação do corpo”. Desde Platão até a filosofia moderno, entende-se que a mente se eleva para o conhecimento apenas em detrimento do corpo.

Entre outras implicações, a administração dos espaços escolares aos aprendizado, do sistema disciplinar escolar e dos repousos dos alunos exigiam um corpo manso e treinado para a aprendizagem tomar lugar. Daí as crianças em geral serem tratadas nas escolas por substantivos diversos, como “capetinhas”. Natural.

Assim, toda educação escolar é educação do corpo, mesmo que seja para negá-lo, para discrimina-lo, para amansa-lo, para treina-lo, em favor do poder da mente.

Desde John Dewey no início do século XX (talvez Wittgenstein antes dele), como sabem, um dos meus filósofos favoritos, o corpo vem gradativamente retomando sua importância na esfera escolar e na educação familiar. Dewey foi um importante agente nesse processo de reposicionamento do corpo como algo que pensa, sente, é consciente e aprende.

Para Dewey, o professor ensina antes de mais nada por meio do movimento do seu corpo, do cuidado que tem para consigo mesmo, para sua existência corpórea. Dewey trata essa questão dizendo que o professor primeiro ensina por meio do exemplo, de ser ele próprio um exemplo para o aluno.

É uma educação na esfera do inefável, daquilo que não é dito (ou dito apenas nos corredores das escolas entre os alunos pelas costas dos professores). Esse é apenas um ponto inicial desse reposicionamento do corpo na educação.

As consequências para a educação escolar e o currículo ainda são objetos de debate e estudo dentre os especialistas, administradores escolares e pedagogos. Contudo, os professores brasileiros ainda enfrentam situações de falta de incentivo e condições para exercerem suas atividades docentes.

Assim como Thiago Bráz, muitos professores brasileiros ainda precisam dar seus “saltos” para subir na vida.

Marília Notícia

Recent Posts

Muito além do boleto: o impacto do pagamento da conta de água e esgoto no dia a dia da cidade

Recursos mensais viabilizam investimentos como a perfuração de novos poços na cidade (Foto: RIC Ambiental)…

19 segundos ago

Danilo pede implantação de serviço especializado em saúde mental

Danilo Bigeschi, Vinicius Camarinha e Paloma Libânio (Foto: Wilzon Ruiz) O presidente da Câmara de…

12 minutos ago

Unimar é selecionada para bolsas Santander de espanhol na Espanha

Unimar está entre as 15 instituições de ensino superior selecionadas no Brasil (Foto: Divulgação) A…

17 minutos ago

Ataque com água fervente deixa mulher gravemente ferida em Vera Cruz

Uma mulher de 28 anos ficou gravemente ferida após sofrer queimaduras provocadas por água fervente…

21 minutos ago

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…

21 horas ago

Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia

Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…

21 horas ago

This website uses cookies.