Categories: Brasil e Mundo

O Natal e as Metamorfoses da Virada

A fênix ilustra o nascimento e a natural possibilidade de metamorfose de renovação

Olá, caro leitor!

Havia uma lenda na antiguidade que dizia “[…] a maioria dos seres surge a partir de outros indivíduos; mas há um certo tipo que se reproduz sozinho. Os assírios chamam-no de fênix. […] Quando já viveu por cinco séculos, constrói para si um ninho sobre os galhos de um carvalho ou na copa de uma palmeira […], edifica e acende uma pira sobre a qual se coloca, e, morrendo, exprime o seu último suspiro entre aromas. A partir do corpo desse pássaro surge uma jovem fênix, destinada a viver uma vida tão longa quanto a de sua predecessora. Quando essa nova ave já cresceu e adquiriu forças o bastante, ela ergue o ninho que está na árvore (a um só tempo seu berço e a sepultura de sua mãe) e o carrega até a cidade de Heliópolis, no Egito, depositando-o no templo do Sol” (“A Fênix” por Ovídio, retirado de “O Livro da Mitologia”- Thomas Bulfinch).

O mito da ave fênix remonta ao antigo Egito, tendo sido transmitido posteriormente aos gregos e a outras civilizações. Mesmo atualmente, não é difícil perceber a representação e o sacrifício da fênix relacionados ao novo.

Com sua coragem e força, a fênix guarda em si a esperança da renovação e da transitoriedade. Símbolo da reinvenção, deixa que se vá aquilo que foi bom, útil, belo, mas não serve mais. É passageiro. Era, portanto, representante da coragem, mas também de estados de luto e de melancolia.

Porém, sendo caracterizada por atear fogo ao seu próprio corpo para que disso venha o surgimento de uma nova ave, a fênix simbolizava a esperança, a persistência e a transformação. Representava a vitória da vida sobre a morte. E por carregar grande peso nas costas, também era conhecida por sua força.

E aqui estamos. Em geral, nossa cultura está para comemorar a data de um nascimento. Aos católicos fica reservada a crença do aniversário do nascimento de Cristo. De qualquer maneira, nos encontramos em uma época de festas e do nascimento, também, de um novo ano. Um ano se vai para a vinda de um novo. A fênix ilustra o nascimento e a natural possibilidade de metamorfose de renovação. Representa força e a necessidade do novo e de transformações.

Não pude resistir em pensar, ainda, que a ave teria tido bons encontros com a falecida e extraordinária Elis Regina, que em 1976 cantava Belchior aos quatro ventos: “no presente, a mente, o corpo é diferente e o passado é uma roupa que não nos serve mais…”(música “Velha Roupa Colorida”).

Enfim, no último artigo conversamos sobre esperança. E trouxe aqui, para o fechamento da minha coluna deste ano, um tema que trata da renovação, da transitoriedade e das metamorfoses da vida.

Que nossos “eus” antigos possam ficar para trás para que possamos abrir espaço para o surgimento de novos “eus” nossos. Que daquilo que é velho, nasça algo melhor. Mas quem sabe, acima de tudo, novos “eus” para um novo mundo. E que venha de nós. Para todos nós.

Finalizo assim minha coluna em 2015. E a você, obrigado pela “companhia”. Farei uma pequena pausa até janeiro, dia 12.

Um abraço e boas transformações!

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

4 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

4 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

4 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

5 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

5 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

5 horas ago

This website uses cookies.