Colunas

O gosto do nosso café

Do alto do silo dá para ver o parque cafeeiro ao fundo (Foto: Ramon Barbosa Franco)

Tudo começa com uma xícara de café, inclusive o nosso dia, na maioria das casas, não? O café é uma das mais valorizadas commodities mundiais, ficando atrás somente do petróleo. Commodity é uma mercadoria de origem primária, de consumo mundial, e por isso sua negociação ocorre nas bolsas de valores.

No mundo financeiro, com destaque à operação de mercado futuro, o café só perde para o petróleo. Uma das três bebidas mais populares, ao lado do chá e da água, tem ligação com a fundação de Marília e com a colonização do Oeste paulista.

No livro ‘Cidades Mortas’, publicado no ano de 1919, o escritor Monteiro Lobato descreve numa série de contos a derrocada do Vale do Paraíba paulista após a decadência do parque cafeeiro. No mesmo ano em que o autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo trouxe à tona suas 25 narrativas enxutas, entre elas ‘Os perturbadores do silêncio’, ‘A vida em Oblivion’ e ‘A noite de São João’, Antônio Pereira e seu filho Pereirinha iniciavam a ocupação do espigão elevado que inicialmente fora chamado de Alto Cafezal e, posteriormente, viria a se tornar o município de Marília.

No Estado de São Paulo, que como ficou claro tem sua história ligada à oligarquia cafeeira – sendo inclusive, ao lado de Minas, a locomotiva política da Primeira República, na época do ‘café (SP) com leite (MG)’ – três regiões possuem o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): Alta Mogiana, Região de Pinhal (Média Mogiana) e Região de Garça.  Existem duas modalidades de IG, a Denominação de Origem (DO) e a Indicação de Procedência (IP). A indicação de origem de Garça, por sua vez, abrange 15 cidades e Marília está entre elas, além de Fernão e Vera Cruz.

A primeira exportação do café produzido na região de Garça é datada de 1968 e atualmente mais de 20 países sentem o gosto do nosso café. A tendência dos parques cafeeiros desta região é o aperfeiçoamento, seja na técnica do plantio, no manejo – inclusive com irrigação precisa – processos de secagem, estocagem e distribuição.

O parque cafeeiro da Alta Mogiana, região que abrange Franca, Patrocínio Paulista, Batatais e outras 12 cidades é cultivado há mais de 100 anos, enquanto o da Região de Pinhal – que engloba Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, entre outros quase na divisa com Minas Gerais – vem sendo produzido desde o ano de 1850.

Das três regiões, Garça é a ‘caçulinha’ e sua tendência é sim despontar para inúmeros consumidores ávidos em degustar a nova procedência. A afirmação é técnica, e não ufanista em defesa da nossa bebida, pois a cada ano as fazendas produtoras de café da nossa região se aperfeiçoam e buscam a qualidade de modo permanente.

Antes de encerrar, lembro que atualmente o café gera oito milhões de empregos diretos no Brasil e o país é o maior produtor de café com certificação, segundo dados oficiais. E se fosse permitido, um século depois de ‘Cidades Mortas’, no Vale do Paraíba, Lobato poderia escrever contos sobre a cafeicultura da região de Garça sob o título de ‘Cidades Vivas’!

***

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (Mustache Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), ramonimprensa@gmail.com.

Ramon Franco

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor de diversos livros, entre eles ‘A próxima Colombina’

Recent Posts

Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes

DRS de Marília reúne 3.766 médicos para atender uma população estimada em 1,1 milhão (Foto:…

2 horas ago

Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025

O Estado de São Paulo registrou o segundo caso de sarampo este ano. Segundo a Secretaria…

2 horas ago

Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades

Tradicional programa Super Férias do Sesi Marília está de volta (Foto: Divulgação) O tradicional programa…

2 horas ago

Baixa pontuação faz Marília perder certificação ambiental estadual

Marília ficou mal posicionada em ranking ambiental paulista (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O resultado do Ranking…

3 horas ago

Danilo da Saúde pede que USF Aeroporto seja incluída no programa de reformas

Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, protocolou e teve aprovado por unanimidade o…

3 horas ago

Vinicius sanciona lei para pagar adicional a agentes de saúde e endemias

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou a lei que autoriza o pagamento de…

3 horas ago

This website uses cookies.