Colunas

O compromisso ambiental e a bioarquitetura no setor imobiliário

Brian Pieroni é engenheiro e diretor da Bild Desenvolvimento Imobiliário em Marília (Foto: Divulgação)

A sustentabilidade na construção civil deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. O setor tem adotado novas tecnologias e práticas para reduzir impactos ambientais, promover eficiência energética e construir bairros mais inteligentes e sustentáveis. O uso de materiais ecológicos, a gestão eficiente de resíduos e a incorporação de energias renováveis são apenas algumas das estratégias que vêm transformando o mercado imobiliário.

Uma das grandes tendências atuais é a bioarquitetura, uma abordagem que une design e construção que busca harmonizar os espaços edificados com o meio ambiente. Essa prática considera não apenas a eficiência energética e o uso de materiais ecológicos, mas também a integração com a natureza e o respeito pelos ecossistemas locais.

Os projetos frequentemente utilizam técnicas como o aproveitamento de luz e ventilação natural, além de sistemas de captação de água da chuva, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida.

Luz com sensor (Foto: Divulgação)

Essa abordagem valoriza o uso de materiais renováveis e recicláveis, incluindo fachadas verdes e telhados ecológicos, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. Além disso, a aplicação de inteligência artificial, projetos em Building Information Modeling (BIM), a digitalização de processos e projetos e a separação dos reciclados na execução das obras, otimizam tempo, diminuem desperdícios e tornam a construção bem mais eficiente e consciente.

No Brasil, diversas empresas já incorporam essas práticas em seus projetos. Entre elas, a Bild Desenvolvimento Imobiliário, que tem investido em soluções sustentáveis em seus empreendimentos.

Recentemente, a empresa entregou o condomínio Saví, em Marília, um projeto que integra conceitos de sustentabilidade que traz sensores de presença nas áreas de circulação (para diminuir o gasto energético), captação de água da chuva para a reutilização na irrigação dos jardins e torneiras no subsolo, além de um setor de coleta seletiva com sala de reciclável para que o próprio condomínio possa se adaptar e realizar a separação para a reciclagem.

Sala de descarte (Foto: Divulgação)

Essas iniciativas reforçam o papel do setor imobiliário na construção de um futuro mais sustentável. A conscientização sobre o impacto ambiental dos empreendimentos e a busca por soluções inovadoras são fundamentais para transformar o modo como as cidades se desenvolvem. Apostar em práticas sustentáveis não é apenas uma estratégia responsável, mas também um diferencial competitivo que atende a um mercado cada vez mais exigente e preocupado com o meio ambiente.

***

Brian Pieroni é engenheiro e diretor da Bild Desenvolvimento Imobiliário em Marília

Brian Pieroni

Brian Pieroni é engenheiro e diretor da Bild Desenvolvimento Imobiliário em Marília.

Recent Posts

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…

12 horas ago

Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea

O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…

12 horas ago

App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura

Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…

12 horas ago

Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…

14 horas ago

Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal

Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…

15 horas ago

Reunião alinha cronograma do 13º e rescisões de funcionários terceirizados da Educação

Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…

15 horas ago

This website uses cookies.