Brasil e Mundo

‘O Agente Secreto’ coloca cinema brasileiro em três categorias do Globo de Ouro

Produção concorre a melhor filme de drama e melhor ator neste domingo (Foto: Divulgação)

O filme ‘O Agente Secreto’ leva o cinema brasileiro a um dos principais palcos do audiovisual mundial ao concorrer a três categorias no Globo de Ouro, cuja cerimônia ocorre neste domingo (11), em Los Angeles. O longa disputa os prêmios de melhor filme de drama, melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama.

A 83ª edição do Globo de Ouro reforça um movimento iniciado no ano passado, quando a atriz Fernanda Torres venceu na categoria de melhor atriz por ‘Ainda Estou Aqui’, ampliando a visibilidade internacional das produções brasileiras. Em 2026, o protagonismo do país se consolida com ‘O Agente Secreto’, que se torna o principal representante nacional na premiação.

Segundo a organização do Globo de Ouro, é a primeira vez que um longa brasileiro concorre na categoria principal de melhor filme de drama, feito considerado inédito para o cinema nacional. O filme é estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho.

‘O Agente Secreto’ leva Brasil à categoria principal do Globo de Ouro (Foto: Agência Brasil)

De acordo com a produção, o longa chega à premiação após uma trajetória de destaque na temporada internacional. Desde a estreia no Festival de Cannes, em 2025, ‘O Agente Secreto’ acumulou prêmios, críticas favoráveis e ampla circulação em festivais e exibições voltadas a votantes. O reconhecimento mais recente foi a vitória no Critics Choice Awards de melhor filme internacional, a primeira do Brasil na categoria.

Veículos especializados, como a revista Vanity Fair, passaram a citar Wagner Moura entre os favoritos ao prêmio de melhor ator em filme de drama. No Globo de Ouro, a divisão das categorias de atuação separa drama de comédia ou musical, o que coloca o ator brasileiro em disputa com nomes como Michael B. Jordan e Dwayne Johnson.

Além do aspecto artístico, o perfil internacional do Globo de Ouro também favorece a presença brasileira. A premiação conta com 334 votantes de 85 países, o que, segundo a produção, amplia as chances de filmes estrangeiros com circulação global e campanhas estruturadas.

A disputa, no entanto, é considerada acirrada. Em melhor filme em língua não inglesa, O Agente Secreto concorre com títulos como Os Excelentes, Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental, Cirate – A Voz de Rindi Rásda e A Única Saída. Já na categoria de melhor filme de drama, enfrenta produções como Frankenstein, Hamnet, Pecadores e Sarraf.

A trajetória recente sustenta o otimismo da equipe. Com a vitória no Critics Choice Awards, o filme também conquistou o chamado trifecta da crítica norte-americana, ao ser premiado pela National Society of Film Critics, pelo New York Film Critics Circle e pela Los Angeles Film Critics Association. Ao todo, o longa soma 48 prêmios internacionais.

Filme é dirigido pelo cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho (Foto: Agência Brasil)

“O prêmio do Critics Choice deu uma visibilidade ainda maior para O Agente Secreto, que está tendo uma carreira excelente nos cinemas dos Estados Unidos”, afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho. Segundo ele, o reconhecimento contribui para ampliar o debate sobre o cinema internacional em um momento político sensível nos Estados Unidos.

No circuito comercial, os números também são destacados pela produção. Em sua nona semana em cartaz no Brasil, o filme ultrapassou 1,1 milhão de espectadores. Na França, o público se aproxima de 300 mil pessoas, e o longa tem estreias previstas para o fim de janeiro na Itália e na Espanha, além de lançamento no Reino Unido e na Irlanda em fevereiro.

Além do Globo de Ouro, O Agente Secreto concorre ao prêmio de melhor filme internacional no Independent Spirit Awards, está indicado ao Lumières, da crítica francesa, como melhor coprodução internacional, e integra a shortlist do Oscar nas categorias de melhor filme internacional e elenco. As indicações finais ao Oscar serão anunciadas no dia 22 de janeiro.

Arte: Divulgação
Ramon Barbosa Franco

Recent Posts

Morre o autor Manoel Carlos, de sucessos como ‘Laços de Família’ e ‘Páginas da Vida’

Autor morreu neste sábado, aos 92 anos de idade (Foto: Divulgação) O Brasil se despediu…

5 minutos ago

Lula nomeia secretário-executivo como ministro interino da Justiça

Manoel Carlos de Almeida Neto assume interinamente o Ministério da Justiça (Foto: Agência Brasil) O…

10 minutos ago

Dani Alonso e Capitão Augusto obtêm redução de ICMS para derivados da mandioca

Medida atende a pedido dos produtores, que buscam mais produtividade diante das alíquotas praticadas em…

12 minutos ago

Danilo participa de ações e aponta que cuidado com saúde mental deve ser permanente

Danilo da Saúde participou de evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (Foto: Wilson Ruiz)…

31 minutos ago

Preso tem corpo incendiado por colega de cela na Penitenciária de Gália

Um homem que cumpre pena na Penitenciária de Gália ficou gravemente ferido após ser atacado…

46 minutos ago

Empresário morre e namorada fica ferida em capotamento na SP-294

Luan era dono de uma oficina de motocicletas (Foto: Divulgação/Redes Sociais) Um grave acidente registrado…

1 hora ago

This website uses cookies.