Um novo vírus capaz de causar paralisia nas pernas e até levar a morte foi descoberto no Brasil. Pesquisadores da Fiocruz encontraram o gemycircularvirus em fezes de crianças de Manaus, no Amazonas, mas o micro-organismo também pode estar no Rio de Janeiro.
O vírus afeta pessoas de todas as idades, principalmente quem mora em locais sem saneamento. Não se sabe como o vírus, presente em países da Ásia, chegou aqui.
A descoberta é de pesquisa do Instituto Leônidas e Maria Deane, que faz parte da Fiocruz Amazônia. Uma das responsáveis pelo trabalho, Patrícia Puccinelli Orlandi, bióloga e pesquisadora da instituição, conta que, no início dos estudos, pensou se tratar de uma variação do rotavírus, já que os sintomas são semelhantes — diarreia e vômito.
“Mas relatos de médicos da região sobre crianças que ficaram paralisadas aguçaram nossa curiosidade científica para descobrir a causa do problema”, declara. E é justamente o agravamento do quadro clínico o principal diferencial entre o rotavírus e o gemycircularvirus. Em alguns casos, ocorre a paralisia flácida, ou seja, o paciente não consegue mexer as pernas por até uma semana. “É diferente da fraqueza provocada pela diarreia. É uma paralisia total, o paciente não se sustenta”. Segundo ela, o novo vírus pode migrar para o sistema nervoso central, provocar encefalite e levar à morte.
Fonte: IG
Prefeito Diogo Ceschim anunciou mudanças no secretariado de Pompeia (Foto: Divulgação) O prefeito de Pompeia,…
Ocorrência mobilizou viaturas da Polícia Militar em São Pedro do Turvo (Foto: Repórter Ourinhos) Um…
O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais…
A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina, causou comoção…
O longa do diretor Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura vai concorrer ao…
Cruzeiros marítimos estão com condição especial de acumulo de pontos no Azul Fidelidade (Foto: Divulgação)…
This website uses cookies.