Marília

Nova Marília tem fila de sintomáticos de Covid e reclamações

Sem cadeiras suficientes, moradores com sintomas da Covid-19 têm que esperar em longa fila na rua (Foto: Marília Notícia)

Depois da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cascata registrar longas filas de espera para atendimento a sintomáticos respiratórios, que podem estar com Covid-19, nesta semana foi a vez da UBS Nova Marília, na zona Sul da cidade, ter o mesmo problema. Pacientes relataram espera de até sete horas.

Na manhã de ontem (30) o auxiliar de produção Marcelo Costa teve que procurar o serviço de saúde. A esposa e a filha dele também estão com sintomas de Covid-19.

A família teve que esperar atendimento debaixo do sol, já que a UBS Nova Marília não tem espaço suficiente para todos que estão procurando a unidade.

Família exausta aguarda sentada no chão, por falta de condições da unidade de atender todas as pessoas que esperam (Foto: Marília Notícia)

Outro problema relatado é a falta de medicamentos prescritos. A motorista Ivete Andrade desconfia que foi infectada com o coronavírus e após longa espera conseguiu passar por atendimento médico, mas teve que gastar com medicamentos.

“Foi receitada dexametasona, loratadina e dipirona, mas nenhuma tinha na farmácia polo da zona Sul, onde a médica me orientou a buscar. O atendimento foi bom, não é culpa de quem está lá atendendo, mas é um absurdo não ter nem remédio básico”, reclamou Ivete.

A reportagem questionou a Prefeitura de Marília sobre a lotação da unidade e também sobre a falta de medicamentos.

“Em relação ao atendimento, percebemos um grande aumento no número de usuários sintomáticos, portanto estamos reforçando o número de profissionais na UBS Nova Marília para atendimento da população”, garantiu o município em nota.

Sobre a aglomeração e demora nos postos, a Prefeitura informou que “avalia o cenário epidemiológico diariamente, para adequar as unidades conforme a demanda dos territórios”.

Já sobre os medicamentos, informou que “a dexametasona não é um medicamento padronizado” pelo SUS, ou seja, não faz parte da relação de itens que o Poder Público é obrigado a fornecer.

Depois do Cascata, foi a UBS Nova Marília que registrou grande demanda de sintomáticos (Foto: Marília Notícia)

Já a dipirona está em falta e com previsão para a primeira quinzena de janeiro. Em relação a ao medicamento loratadina, a Prefeitura negou que haja falta na rede de distribuição e orientou a usuária a voltar na farmácia para fazer a retirada.

Plantão

Neste dia 31 de dezembro e 1 de janeiro, além das unidades de pronto atendimento (UPA e PA), quem tiver sintomas de Covid-19 pode procurar, das 08h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nova Marília, JK e Cascata.

Também estará aberta para sintomáticos respiratórios a Unidade Saúde da Família (USF) Argollo Ferrão.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos

Interdição dos blocos e desocupação aconteceu em 2024 (Foto: Marília Notícia) A Vara da Fazenda…

37 minutos ago

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

2 horas ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

16 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

16 horas ago

This website uses cookies.