Colunas

Nova exigência para funcionamento em feriado pode impactar sua empresa

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada de direito do trabalho empresarial, especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Zochio Saroa/Inteligência Jurídico Empresarial (Foto: Divulgação)

Empresários do comércio e dos serviços devem se preparar para uma importante mudança nas regras trabalhistas. A partir de 1º de julho de 2025, entra em vigor uma nova regulamentação que exige negociação com sindicatos para o funcionamento das empresas durante os feriados, conforme estabelecido pela Portaria nº 3.665, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Publicada em novembro de 2023, a norma já teve sua vigência adiada quatro vezes, mas deve finalmente começar a valer no segundo semestre deste ano. A mudança representa um retrocesso em relação à flexibilização adotada em 2021, que permitia o trabalho em feriados sem a necessidade de negociação sindical prévia.

Com a nova regra, empresas dos setores de comércio e serviços só poderão operar em feriados se houver previsão em Convenção Coletiva ou mediante acordo coletivo com o sindicato da categoria. Eles envolvem, de um lado, o sindicato patronal, e, de outro, o dos trabalhadores. A norma também prevê que os patrões são obrigados a respeitar as legislações municipais sobre o tema, o que não era necessário anteriormente. 

Importante destacar que a exigência não se aplica a setores considerados essenciais, como saúde e segurança, nem a segmentos que já possuíam autorização permanente para funcionar em feriados, como parte do setor de turismo e lazer.

A remuneração pelo trabalho em feriados permanece a mesma: o empregado tem direito ao pagamento em dobro ou à concessão de folga compensatória, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para evitar autuações e prejuízos, é fundamental que os empresários iniciem desde já as tratativas com os sindicatos. Além de garantir a regularidade das operações nos feriados, esse diálogo pode fortalecer as relações com os trabalhadores e prevenir passivos trabalhistas.

Atenção redobrada à legislação e à atualização dos instrumentos coletivos será essencial para manter a conformidade e a segurança jurídica das atividades empresariais.

Diante desse novo cenário regulatório, é essencial que empresários estejam atentos às mudanças e se antecipem na formalização de acordos com os sindicatos. A atuação preventiva será determinante para garantir a continuidade das operações nos feriados, evitando autuações e passivos trabalhistas.

***

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada de direito do trabalho empresarial, especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Legal Core Inteligência Jurídica Empresarial.

Mariana Saroa

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Legal Core Inteligência Jurídica Empresarial.

Recent Posts

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…

12 horas ago

Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea

O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…

12 horas ago

App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura

Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…

12 horas ago

Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…

14 horas ago

Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal

Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…

15 horas ago

Reunião alinha cronograma do 13º e rescisões de funcionários terceirizados da Educação

Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…

15 horas ago

This website uses cookies.