Colunas

Nova exigência para funcionamento em feriado pode impactar sua empresa

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada de direito do trabalho empresarial, especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Zochio Saroa/Inteligência Jurídico Empresarial (Foto: Divulgação)

Empresários do comércio e dos serviços devem se preparar para uma importante mudança nas regras trabalhistas. A partir de 1º de julho de 2025, entra em vigor uma nova regulamentação que exige negociação com sindicatos para o funcionamento das empresas durante os feriados, conforme estabelecido pela Portaria nº 3.665, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Publicada em novembro de 2023, a norma já teve sua vigência adiada quatro vezes, mas deve finalmente começar a valer no segundo semestre deste ano. A mudança representa um retrocesso em relação à flexibilização adotada em 2021, que permitia o trabalho em feriados sem a necessidade de negociação sindical prévia.

Com a nova regra, empresas dos setores de comércio e serviços só poderão operar em feriados se houver previsão em Convenção Coletiva ou mediante acordo coletivo com o sindicato da categoria. Eles envolvem, de um lado, o sindicato patronal, e, de outro, o dos trabalhadores. A norma também prevê que os patrões são obrigados a respeitar as legislações municipais sobre o tema, o que não era necessário anteriormente. 

Importante destacar que a exigência não se aplica a setores considerados essenciais, como saúde e segurança, nem a segmentos que já possuíam autorização permanente para funcionar em feriados, como parte do setor de turismo e lazer.

A remuneração pelo trabalho em feriados permanece a mesma: o empregado tem direito ao pagamento em dobro ou à concessão de folga compensatória, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para evitar autuações e prejuízos, é fundamental que os empresários iniciem desde já as tratativas com os sindicatos. Além de garantir a regularidade das operações nos feriados, esse diálogo pode fortalecer as relações com os trabalhadores e prevenir passivos trabalhistas.

Atenção redobrada à legislação e à atualização dos instrumentos coletivos será essencial para manter a conformidade e a segurança jurídica das atividades empresariais.

Diante desse novo cenário regulatório, é essencial que empresários estejam atentos às mudanças e se antecipem na formalização de acordos com os sindicatos. A atuação preventiva será determinante para garantir a continuidade das operações nos feriados, evitando autuações e passivos trabalhistas.

***

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada de direito do trabalho empresarial, especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Legal Core Inteligência Jurídica Empresarial.

Mariana Saroa

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Legal Core Inteligência Jurídica Empresarial.

Recent Posts

Câmara aprova redução de benefícios fiscais; projeto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira (16) um projeto de lei que…

14 horas ago

Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015

O acesso à internet na primeira infância mais que dobrou em menos de uma década…

14 horas ago

Em última reunião ministerial, Lula diz que 2026 será o ano da verdade

Reunião ministerial ocorreu na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência…

15 horas ago

Policial invade casa da ex-namorada, troca tiros com militares e morre na região

Confusão e morte movimentaram o bairro Ouro Verde em Ourinhos (Foto: Laperuta Júnior/Passando a Régua)…

15 horas ago

Coletor é preso por ameaçar e empurrar companheira com bebê no colo

Um homem de 24 anos, que trabalha como coletor, foi preso em flagrante na tarde…

15 horas ago

Homem é preso em flagrante por descumprir protetiva e invadir casa da mãe em Gália

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (16) por…

16 horas ago

This website uses cookies.