Colunas

Nova exigência para funcionamento em feriado pode impactar sua empresa

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada de direito do trabalho empresarial, especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Zochio Saroa/Inteligência Jurídico Empresarial (Foto: Divulgação)

Empresários do comércio e dos serviços devem se preparar para uma importante mudança nas regras trabalhistas. A partir de 1º de julho de 2025, entra em vigor uma nova regulamentação que exige negociação com sindicatos para o funcionamento das empresas durante os feriados, conforme estabelecido pela Portaria nº 3.665, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Publicada em novembro de 2023, a norma já teve sua vigência adiada quatro vezes, mas deve finalmente começar a valer no segundo semestre deste ano. A mudança representa um retrocesso em relação à flexibilização adotada em 2021, que permitia o trabalho em feriados sem a necessidade de negociação sindical prévia.

Com a nova regra, empresas dos setores de comércio e serviços só poderão operar em feriados se houver previsão em Convenção Coletiva ou mediante acordo coletivo com o sindicato da categoria. Eles envolvem, de um lado, o sindicato patronal, e, de outro, o dos trabalhadores. A norma também prevê que os patrões são obrigados a respeitar as legislações municipais sobre o tema, o que não era necessário anteriormente. 

Importante destacar que a exigência não se aplica a setores considerados essenciais, como saúde e segurança, nem a segmentos que já possuíam autorização permanente para funcionar em feriados, como parte do setor de turismo e lazer.

A remuneração pelo trabalho em feriados permanece a mesma: o empregado tem direito ao pagamento em dobro ou à concessão de folga compensatória, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para evitar autuações e prejuízos, é fundamental que os empresários iniciem desde já as tratativas com os sindicatos. Além de garantir a regularidade das operações nos feriados, esse diálogo pode fortalecer as relações com os trabalhadores e prevenir passivos trabalhistas.

Atenção redobrada à legislação e à atualização dos instrumentos coletivos será essencial para manter a conformidade e a segurança jurídica das atividades empresariais.

Diante desse novo cenário regulatório, é essencial que empresários estejam atentos às mudanças e se antecipem na formalização de acordos com os sindicatos. A atuação preventiva será determinante para garantir a continuidade das operações nos feriados, evitando autuações e passivos trabalhistas.

***

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada de direito do trabalho empresarial, especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Legal Core Inteligência Jurídica Empresarial.

Mariana Saroa

Dra. Mariana Saroa de Souza é advogada especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Legal Core Inteligência Jurídica Empresarial.

Recent Posts

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

12 minutos ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra para 2026

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

34 minutos ago

PRF apreende anabolizantes e hormônios e prende passageiro em Ourinhos

itens apreendidos durante ação (Foto: Divulgação) A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu anabolizantes e hormônios…

39 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

2 horas ago

PAT Marília abre fevereiro com vagas em diversas áreas

Interessados em vagas podem solicitá-las em guichê do PAT Marília no Ganha Tempo (Foto: Marília…

2 horas ago

This website uses cookies.