Política

Exame/Ideia: Lula chega a 41%; Bolsonaro tem 24% no 1º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL), diz pesquisa estimulada Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo portal da revista Exame. No levantamento anterior, em dezembro, Lula tinha 37% ante 27% de Bolsonaro. Lula vence em todos os cenários de segundo turno simulados.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz federal Sérgio Moro (Podemos) aparece com 11%. O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 7%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 4%.

Em seguida, aparece o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 1%. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), o ex-presidente da Câmara e ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo (sem partido-SP), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o deputado André Janones (Avante-MG), o líder popular Leonardo Péricles (UP) e o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 7% e não sabem, 4%

Na espontânea, na qual não são mostrados os nomes dos pré-candidatos, Lula tem 34% das intenções, ante 28% da pesquisa de dezembro. Bolsonaro aparece com 20%, mesmo porcentual registrado em dezembro. Depois, vêm Moro e Ciro, com 4% cada, e Doria, com 1%. Os demais não pontuaram.

O instituto pesquisou cenários de segundo turno. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 49% a 33%. No caso de disputa entre o ex-presidente e Doria, o petista ficaria também com 49%, ante 26% do tucano. Num eventual embate entre Lula e Moro, o ex-presidente ficaria com 47% ante 30% do ex-ministro. Com Ciro, o petista venceria também com 47% dos votos ante 25% do pedetista.

Já num segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, o presidente ficaria com 34% ante 40% do pedetista. Contra Moro, Bolsonaro ficaria com 32% contra 38% do ex-juiz. No caso de um segundo turno entre o atual presidente e Doria, Bolsonaro venceria por 34% contra 28%

O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre o domingo, 9, e esta quinta-feira, 13, por telefone. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03460/2022.

Agência Estado

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

3 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

8 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

10 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

10 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

10 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

11 horas ago

This website uses cookies.