Marília

Netanyahu demite ministro da Defesa após meses de brigas públicas

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, demitiu nesta terça-feira (5) o seu ministro da Defesa, Yoav Gallant. O cargo será assumido pelo atual titular das Relações Exteriores, Israel Katz – que, por sua vez, cede a chancelaria para Gideon Sa’ar.

As mudanças, que já eram aventadas pela imprensa local desde setembro, ocorrem após meses de rusgas públicas entre o líder e Gallant, um militar aposentado cujas posições moderadas vinham se chocando cada vez mais com a ultradireita que sustenta o governo.

Em um vídeo compartilhado por seu gabinete, Netanyahu creditou sua decisão a “lacunas significativas na condução” do conflito na Faixa de Gaza. “Em meio a uma guerra, é necessário total confiança entre o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Nos últimos meses, essa confiança […] foi prejudicada”, disse.

Gallant, cujo mandato termina oficialmente na quinta-feira (7), fez uma publicação no X minutos depois do anúncio. Embora não tenha comentado a demissão diretamente, ele afirmou que a “segurança do Estado de Israel foi e sempre será a minha missão de vida”.

Figuras da oposição, por outro lado, rapidamente convocaram a população a ir às ruas para protestar contra a demissão, e por volta das 21h desta terça (16h em Brasília) o jornal Times of Israel indicava a presença de milhares de pessoas nas ruas da capital, Tel Aviv, e dezenas em outras partes do país.
Ao veículo, a mãe de um dos cerca de cem reféns que seguem em Gaza, metade dos quais se acredita estarem vivos, afirmou que a saída de Gallant significa que não há mais ninguém para impedir que um acordo de libertação caia por terra.

Entre os assuntos de maior discordância entre o ministro e Netanyahu estavam a condução das ações do Exército israelense na Faixa de Gaza e as negociações de cessar-fogo com o Hamas.

Em agosto, por exemplo, Gallant disse que o objetivo declarado para encerrar a guerra no território palestino, eliminar completamente o grupo terrorista, era irreal. Antes, em julho, ele pediu a formação de uma comissão independente para investigar as falhas de segurança que culminaram com o 7 de Outubro. A ação foi vista como um desafio público a Bibi, como o premiê é conhecido, que rejeita a criação de um inquérito do tipo enquanto a guerra ainda está em curso.

Além das discordâncias políticas entre os dois, Gallant se tornou um problema para a coalizão que mantém Netanyahu no poder —ele é contrário a uma lei que isenta judeus ultraortodoxos do serviço militar obrigatório.

Em junho, o Supremo Tribunal de Israel decidiu que essas pessoas devem ser recrutadas assim como outros israelenses. Se a legislação que cria novas exceções para os ultraortodoxos não for aprovada, parlamentares desse grupo religioso podem abandonar a coalizão de Netanyahu, forçando-o a convocar novas eleições.

Gallant já foi destituído por Netanyahu em uma outra ocasião, em março de 2023, após criticar publicamente a reforma judicial que o governo de ultradireita do premiê buscava promover. Também naquela época a notícia do afastamento motivou protestos em massa, e cerca de um mês depois Bibi recuou, sem que o ministro tivesse nem sequer deixado a função.

Folhapress

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

8 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

8 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

12 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

13 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

13 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

13 horas ago

This website uses cookies.