Marília

Na contramão, região de Marília projeta aumento do PIB em 2020

Fábrica de alimentos em Marília investiu em barreira de proteção, entre trabalhadores, para manter a produção (Foto: Divulgação/Nestlé)

Enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) do país recuou em -4,1% e o Estado de São Paulo teve estagnação com 0,4%, a região de Marília deve colher saldo positivo na economia no ano inicial da crise sanitária. O crescimento pode ser superior os 3%, um significativo saldo, frente ao cenário adverso.

Os dados nacionais foram divulgados na última quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior queda em 24 anos, interrompendo uma sequência de indicadores positivos desde 2017.

O Governo Federal comemorou o fato de o Brasil ter o terceiro melhor desempenho, entre as 10 maiores economias do mundo, considerando o ‘tombo global’ e as dimensões da crise.

Já o governo paulista usou o indicador para destacar a resistência da economia paulista. “Enquanto o PIB do Brasil recuou 4,1%, São Paulo avançou positivamente em 0,4%. O crescimento econômico, em meio à pandemia, é um sinal de força dos paulistas”, declarou João Doria (PSDB).

Região de Marília

Os números dos quatro trimestres de 2020, por regiões, ainda não foram divulgados. O estudo é feito pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). As prévias, porém, sinalizam um cenário menos assombroso.

De janeiro até setembro, mesmo com a pandemia, o ano passado já é melhor que 2019 para a Região Administrativa (RA) de Marília, que compreende 51 municípios.

A evolução foi positiva em 3,8% nos nove primeiros meses de 2020, sobre igual período do ano anterior. Entre os principais motivos estão a produção de commodities agrícolas (incluindo biocombustíveis) e alimentos na região. Os preços dispararam.

O crescimento ou queda do PIB expressam as variações tanto das quantidades produzidas quanto do capital envolvido.

Há, portanto, forte influência do aumento dos preços dos produtos ofertados pela região de Marília. Mesmo com redução de dias trabalhados, perda de negócios e solavancos na indústria, o volume movimentado teve maior remuneração, em reais, o que explica os indicadores favoráveis.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos

Interdição dos blocos e desocupação aconteceu em 2024 (Foto: Marília Notícia) A Vara da Fazenda…

2 horas ago

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

3 horas ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

3 horas ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

3 horas ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

17 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

17 horas ago

This website uses cookies.