Marília

Mutirão recolhe quase 200 toneladas na zona norte e inicia na região oeste

Prefeitura reforça que o objetivo são objetos que podem acumular água parada; durante o mutirão não serão recolhidos galhos, entulhos de construção e orgânicos. (Foto: Júlio César de Carlis)

O Mutirão de Limpeza da Cidade, iniciado esta semana, encerrou a etapa zona norte e recolheu quase 200 toneladas de entulhos que poderiam virar criadouros do mosquito Aedes Aegypti e outras pragas urbanas. Nesta quinta-feira (22), o trabalho começou na zona oeste da cidade, onde os caminhões farão coleta até sábado (24).

Balanço divulgado no final da tarde desta quarta-feira (21) pelas secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente e Limpeza Pública de Marília apontou o total de 196 toneladas na região norte. O volume só não foi maior em função das chuvas do início da semana.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, lembra que este é o segundo mutirão de 2018, o quarto em dois anos. A cidade tem mantido sob controle os principais indicadores de transmissão de doenças, com o esforço dos técnicos da Saúde, das equipes em campo e da população.

“A limpeza dos quintais e do interior das casas inibe inúmeras ameaças e pragas urbanas como baratas, ratos e aranhas. Com a colaboração dos moradores, o mutirão também aumenta a proteção contra animais peçonhentos, que podem se esconder nos quintais, em meio a móveis velhos, madeira apodrecida e outros inservíveis”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, reforça o pedido para que a população observe o calendário de coleta, colocando em frente às casas latas, garrafas, pneus, móveis velhos, madeiras, objetos de plástico e outros que possam acumular água.

Ele alerta, porém, que durante o mutirão não serão recolhidos galhos, entulhos de construção e lixo orgânico. “O objetivo do mutirão é remover estes possíveis criadouros, da forma mais rápida possível por toda a cidade. Materiais que requerem mais tempo e máquinas para coleta não podem ser misturados”, explica Dolce.

BALANÇO

Em 2017, durante os dois mutirões, foram recolhidas cerca de 1.500 toneladas de inservíveis na cidade. No início desse ano, foram mais 700 toneladas. Como resultado desta e de outras ações, em dois anos o município teve queda de mais de 90% nos casos de dengue.

Confira abaixo a programação do mutirão de limpeza:

DATAS 

22 a 24/11: OESTE
26 a 28/11: SUL
29 e 30/11: LESTE
01/12: DISTRITOS E CENTRO

Amanda Brandão

Recent Posts

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

28 minutos ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

32 minutos ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

3 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

3 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

7 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

7 horas ago

This website uses cookies.