Marília

Mutirão de Cirurgias tem início com 749 pacientes

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) deu início ao Mutirão das Cirurgias em parceria com o Governo de São Paulo com demanda inicial voltada a 749 pacientes.

A proposta é zerar a lista de espera registrada em todo Estado, em alta desde o início do enfrentamento à pandemia da Covid-19. Conforme os dados da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), 43 mil pacientes aguardam chamamento na região de Marília.

A primeira convocação é composta por pacientes que já foram avaliados pela equipe de assistência, possuem exames pré-operatórios dentro da validade e, na maioria dos casos, não necessita de novas consultas. No HC/Famema, as cirurgias serão realizadas em 38 das 54 modalidades autorizadas.

Os procedimentos ocorrem nas unidades HC Adulto, HC Materno Infantil e Ambulatório de Especialidades (HC III), que já estão preparadas para a chegada dos pacientes. As intervenções envolvem as especialidades de cirurgia vascular, oftalmologia, cirurgia abdominal, cabeça e pescoço, ortopedia, urologia e ginecologia.

“O mutirão é mais uma iniciativa importante e assertiva do Governo do Estado que não tem medido esforços para resolver os problemas de saúde da população. Há uma demanda importante de cirurgias que ficou reprimida devido à pandemia. O HC/Famema está organizado e faremos todas as cirurgias que forem possíveis, pois entendemos que esse é o nosso papel, enquanto autarquia estadual”, afirma a superintendente do HC/Famema, Paloma Libânio.

A instituição informa ainda que não é necessário que o paciente entre em contato com o hospital, porque todos serão convocados pelo hospital através dos canais já informados e conforme ordem de prioridade.

Posterior ao atendimento do grupo interno, haverá a chegada de pacientes do fluxo externo – que serão encaminhados ao HC/Famema através do Departamento Regional de Saúde (DRS-IX). O Mutirão das Cirurgias tem a duração prevista de quatro meses.

Carolina Rolta

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

10 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

10 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

10 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

10 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

18 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.