Marília

Mutirão chega às praças Athos Fragata e da Emdurb e combate à dengue segue na zona norte

Serviço é realizado em toda a cidade (Foto: Ramon Franco/Prefeitura de Marília)

O Mutirão da Limpeza realizou nesta terça-feira (30) a capinação de duas importantes praças da cidade: a Athos Fragata, na avenida Tiradentes, e a Higashi-Hiroshima, na rotatória de confluência de várias vias, entre elas a avenida das Esmeraldas, na zona Leste da cidade.

A iniciativa foi lançado pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido), através de uma força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, com apoio de demais pastas municipais.

Também, nesta terça, o trabalho de combate à dengue e erradicação do mosquito Aedes aegypti continuou na zona norte, nas regiões dos bairros Maracá, Montana, Trieste, Marina Moretti e Jânio Quadros.

“Com relação ao controle da dengue, a administração vem trabalhando intensamente desde novembro, quando a Vigilância Epidemiológica detectou uma alta na quantidade de casos confirmados, classificando a cidade em estado de alerta. Desde o começo de janeiro, que também estamos atualizando o Plano de Contingência (combate), com aumento das frentes de trabalho no combate ao mosquito e capacitação de médicos e enfermeiros para ampliar o cuidado e detecção de casos nas unidades de saúde. A partir desta semana outras secretarias entram na luta, com o mutirão de limpeza começando no Maracá, Trieste , Montana, Marina Moretti e Jânio Quadros e, na sequência, passando por todos os bairros da cidade”, afirma Alonso.

Os serviços de limpeza pública, zeladoria e capinação nas praças Athos Fragata, na avenida Tiradentes, e Higashi-Hiroshima (esta última um espaço que homenageia a cidade-irmã de Marília que fica localizada no Japão) incluíram as equipes que trabalham com a roçadeira shindaiwa – um equipamento com rotor que consegue aparar a grama e erradicar as porções e tufos de matos.

Para evitar que pedras ou eventuais pequenos inservíveis atinjam pedestres e motoristas, redes são mantidas atrás dos operadores de shindaiwa. O mato e grama podados são acomodados em sacos e as equipes reúnem também o que há para ser coletado nestes espaços, como o lixo. Depois, um caminhão passa recolhendo o material.

O secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, lembra que, no combate à dengue em Marília, o grupo de Vigilância em Saúde vem fazendo o monitoramento constante dos casos e das regiões com maior e menor grau de foco. O gestor da pasta destaca que a população é parte relevante.

“É importantíssimo que somem forças com a gente nesse combate à dengue. Os números ainda não são alarmantes, porém, o aumento crescente de casos exige a participação de todos, mantendo suas casas limpas e fazendo vistorias em piscinas, calhas e poços”, afirma Ferioli.

SINTOMAS E CUIDADOS

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. É importante que se faça o exame de sangue para analisar o índice de agravamento da doença pelo hemograma e se abrir a notificação da doença para se confirmar ou descartar a presença do vírus.

“Se a população não procura a unidade de saúde e não comparece para fazer o exame de sangue no dia correto de análise, a cidade fica sem parâmetros para saber e comprovar o tamanho da epidemia. Deixando a Saúde sem parâmetros de combate e de pedido de recursos federais de ajuda”, explica o secretário municipal da Saúde.

A Prefeitura de Marília, que acaba de ter sua eficiência reconhecida em gestão em saúde por critérios técnicos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), oferece 52 unidades de saúde em todo o município, das 7h às 17h, e uma unidade noturna, do programa Melhor Horário (Nova Marília), das 17h às 22h. Possui duas unidades de urgência e emergência: PA da zona Sul e UPA da zona Norte.

Marcelo Martin

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

31 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.