Marília

Museu de Paleontologia completa 20 anos com visitação de até três mil pessoas por mês

Museu tem importantes parcerias técnico-científicas com instituições e museus pelo Brasil e mundo afora (Foto: Divulgação)

O Museu de Paleontologia de Marília completou 20 anos de atividades nesta segunda-feira (25). O local de exposição e educação promove turismo, cultura e o conhecimento sobre a vida dos dinossauros e de outros seres pré-históricos que viveram na região de Marília há cerca de 70 milhões de anos. Com monitores, palestra educativa e uma sala de multimídia para uma imersão em 3D sobre a pré-história vem atraindo cerca de três mil visitantes por mês. 
 
O espaço foi inaugurado em novembro de 2004 pela Prefeitura como resultado do acervo de fósseis proveniente dos trabalhos de escavações e pesquisas do paleontólogo mariliense William Nava. Ele iniciou o seu trabalho em 1993 com a coleta de fósseis pela zona rural da cidade, tornando-se, ao longo dos anos, um dos principais centros de pesquisa e estudo de fósseis de todo o Estado de São Paulo e do país.  
 
O Museu de Paleontologia é reconhecido em todo o Brasil e até mesmo no exterior, devido à exposição de fósseis de dinossauros. O próprio descobridor dos fósseis é coordenador do Museu e curador do acervo de fósseis. O público tem a oportunidade de ver de perto os fósseis encontrados e batizados com os nomes das cidades onde foram encontrados, como os primitivos crocodilos Mariliasuchus e Adamantinasuchus. O acervo conta ainda com ovos fossilizados de crocodilos, fósseis de animais invertebrados, bem como réplicas de dinossauros retratando cenários hipotéticos de como era a região há milhões de anos. 

Museu foi reinaugurado em outubro de 2022, após passar por uma remodelação e modernização (Foto: Divulgação)

O Museu tem importantes parcerias técnico-científicas com instituições e museus pelo Brasil, como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Museu Nacional da UFRJ e com o Museo Argentino de Ciencias Naturales (MACN), de Buenos Aires, Argentina) e Natural History Museum, de Los Angeles (EUA), envolvendo análises e estudos de fósseis.

Reinaugurado em outubro de 2022, após passar por uma remodelação e modernização. A reforma ampliou a proposta do museu, com melhoria dos espaços internos e aquisição das réplicas de dinossauros, inclusive de um titanossauro, com cerca de 12 metros de comprimento, na parte externa do Museu.  
 
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, a Prefeitura de Marília, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), aplicaram o recurso financeiro do Município de Interesse Turístico (MIT) no museu.

Marília recebeu título de Município de Interesse Turístico (Foto: Divulgação)

“Os achados paleontológicos em nossa região, descobertos por um mariliense, criou uma identidade peculiar ao nosso município, rica em fósseis de dinossauros, e seu acervo preservado em um museu um forte apelo turístico, que vem atraindo público de toda a região e país para conhecer esse legado”, declarou Mora. 

O prefeito Daniel Alonso (PL) destacou que foi em seu governo que a cidade conquistou o título de MIT e o Museu ganhou sua reforma, tornando-se hoje uma referência em divulgação e preservação da nossa pré-história para todo o Brasil. “Temos muito orgulho do trabalho de Nava na paleontologia e mais orgulho ainda de ter garantido essa preservação e divulgação dessa riqueza científica e histórica”, concluiu.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

15 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

15 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

15 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

15 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

23 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.