Polícia

Mulheres são a maioria das vítimas de crimes contra o idoso em Marília

Levantamento exclusivo obtido pelo Marília Notícia, através da da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostra que Marília soma 32 ocorrências que envolvem crimes relacionados ao estatuto do idoso de 2018 a junho de 2022.

A chegada da data em que é celebrado o Dia Internacional e Nacional do Idoso, lembrada em 1º de outubro, e o crescente número de crimes envolvendo, inclusive apropriação, praticados também por aqueles que deveriam oferecer proteção no momento de maior fragilidade, como noticiado pelo Marília Notícia, fazem com que as atenções voltem para o tema.

Nas ocorrências obtidas pelo MN constam ainda casos de exposição de perigo à integridade e saúde, apropriação de bens do idoso, coação, abandono ou não provimento das necessidades e retenção do cartão magnético ou outro documento.

Do total, foram 14 ocorrências com homens e 18 com mulheres. A faixa etária das vítimas varia entre 63 e 88 anos. Em quatro casos o autor tem grau de parentesco com os idosos.

Em 28 registros os crimes foram praticados nas residências dos idosos, um em uma repartição pública, outro em uma casa de repouso, um em terminal/estação e outro em estabelecimento bancário.

Veja abaixo a análise dos dados por ano:

2018

Em 2018, foram quatro registros de janeiro a dezembro. Duas vítimas eram homens e duas mulheres, com idades de 72, 76 e 80 (duas vítimas).

Dois dos idosos tinham grau de parentesco com o autor. Ocorreram três casos de exposição à integridade e saúde e um de apropriação de bens do idoso. Todas as vítimas relatam o local como sendo a própria residência.

2019

No ano, o número quase dobrou com sete registros relacionados ao estatuto do idoso – quatro homens e três mulheres.

Cinco casos ocorreram nas próprias casas, um em terminal/estação e outro em estabelecimento bancário.

Os registros são de discriminação da pessoa idosa (três), apropriação de bens do idoso (três) e exposição à integridade e saúde (um). Em um deles o autor tinha parentesco com a vítima. As idades dos idosos eram de 66, 69, 75, 76, 79, 86 e 88 anos.

2020

Cinco registro foram relatados em 2020 – três vítimas mulheres e dois homens. As idades dos idosos eram de 66, 67, 72, 78 e 84 anos.

Todas as vítimas colocaram a residência como local do ocorrido. Foram dois Boletins de Ocorrência por exposição de perigo à integridade física e saúde, dois por coação e um por abandono ou não provimento das necessidades.

2021

O ano passado foi o que teve mais registro de casos envolvendo o estatuto do idoso, com oito ocorrências – três homens e cinco mulheres.

Os casos são de apropriação de bens do idoso (dois), retenção de cartão magnético ou outro documento (dois), exposição de perigo à integridade e saúde (três) e abandono ou não provimento das necessidades (um).

Dos relatos, sete ocorreram nas residências das vítimas e um em uma casa de repouso. Um autor tinha grau de parentesco com o idoso. As vítimas tinham 63, 66, 73 (duas), 84, 86 (duas) e 88 anos.

2022

De janeiro a junho deste ano já ocorreram a mesma quantidade de registro que o total do ano anterior – oito casos. São cinco mulheres e três homens vítimas, com idades de 69 (duas), 71, 74, 80 (duas), 84 e 87 anos.

Sete ocorrências foram nas próprias residências e uma em repartição pública. São quatro por apropriação de bens do idoso, duas por abandono ou não provimento das necessidades e duas por exposição de perigo à integridade e saúde.

Daniela Casale

Recent Posts

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

3 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

4 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

4 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

4 horas ago

Idoso que pode ter tentado contra a própria vida morre em Marília

Um idoso de 68 anos morreu no início da noite desta sexta-feira (5), no Hospital…

5 horas ago

This website uses cookies.