Polícia

Mulher é condenada por maus-tratos a animais após morte de cachorro na zona norte

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), em sentença da 1ª Vara Criminal de Marília, condenou uma mulher por maus-tratos a animais. O caso é de 2021 e envolve acúmulo de cães, conflito entre um casal e abandono no bairro Palmital (zona norte).

Para a Justiça, a autora foi alvo da denúncia do ex-companheiro, negligenciou os cuidados com os cães que estavam sob sua guarda. Seis foram resgatados e um morreu.

O caso teve início em outubro de 2021, quando a ONG Spaddes recebeu denúncia anônima sobre animais em situação de maus-tratos em uma casa no bairro Palmital. Médico veterinário, acompanhado de um diretor da organização, à época, foi até o local e constatou as condições precárias do ambiente.

Um dos cães foi encontrado morto, com sinais de descuido e infestação de parasitas. O veterinário atestou maus-tratos por negligência. Os demais animais também apresentavam sinais de abandono.

A mulher alegou em depoimento que os cães pertenciam ao ex-companheiro e que ele era o responsável pelos cuidados. Ela afirmou que trabalhava o dia todo e não tinha como levar a cachorra doente ao veterinário.

O homem, por sua vez, relatou que estava afastado da residência por medidas protetivas e que, preocupado com os animais, fez a primeira denúncia anônima à ONG e depois se identificou.

A juíza Josiane Patrícia Cabrini Martins Machado, responsável pelo caso, considerou as provas suficientes para condenar a acusado. Em sua sentença, a magistrada destacou que a mulher agiu com dolo, por meio de conduta omissiva, ao negligenciar os cuidados com os animais.

A pena foi de dois anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial aberto, que acabou convertida por restritivas de direitos com prestação de serviços à comunidade e multa de um salário mínimo. Cristina não foi localizada pela Justiça e não se defendeu no processo, mas poderá recorrer da decisão.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

2 horas ago

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

3 horas ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

4 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

5 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

5 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

5 horas ago

This website uses cookies.