Marília

Mulher alega erro da Saúde e aguarda em vão cirurgia desde 2019

A manicure Sayuri Okada Okumura, de 38 anos, afirma ter sido vítima de um suposto erro provocado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Castelo Branco. A moradora da zona Norte de Marília conta que espera desde 2019 por uma cirurgia, mas seu nome sequer teria sido colocado na lista de espera.

A Secretaria da Saúde de Marília nega irregularidades e afirma que a paciente foi sim incluída no rol de nomes no aguardo de procedimento cirúrgico.

A mulher, que diz em entrevista ao Marília Notícia ter um tumor na região do punho, registrou nas últimas semanas um boletim de ocorrência com sua versão sobre o ocorrido.

“Em 2019, eu passei por um ortopedista, que indicou a necessidade de cirurgia no carpo. Sinto muita dor e estou perdendo a força e o movimento da mão”, relata Sayuri ao MN.

Após a recomendação médica, a manicure levou a documentação até o posto de saúde, onde seus dados deveriam ter sido inseridos no sistema que regula as vagas para procedimentos do tipo, mas isso não teria sido feito, de acordo com ele.

Recentemente, as dores se tornaram cada vez mais intensas. Com a demora para ser convocada para a intervenção, a manicure passou a ligar insistentemente nos serviços de saúde, para saber qual era sua posição na fila de espera.

“Foi quando descobri que havia algo errado. Sequer tinham lançado meu nome no sistema. Não tenho conseguido trabalhar e esperei todo esse tempo em vão”, desabafa Sayuri, que deve entrar com ação na Justiça.

Ela também afirma que agora briga com a Secretaria da Saúde para conseguir os documentos referentes ao seu caso.

OUTRO LADO

A reportagem questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre os fatos relatados pela manicure, e a resposta veio por meio de nota. Veja a íntegra abaixo.

A Secretaria de Saúde informa que a paciente foi encaminhada para ortopedia pela equipe do Castelo Branco e passou em consulta com ortopedista em 13/12/2019 , foi inserido a solicitação de cirurgia geral no cross em 17/12/2019.
Recentemente ela fez contato com a unidade Castelo Branco a respeito da vaga e a equipe verificou a situação da vaga na cross e resgatou o encaminhamento, como se tratava da especificidade da mão, a equipe do Castelo Branco rediscutiu o caso com a central de vagas que orientou retirar a solicitação de cirurgia geral na cross e inserir na demanda de cirurgia de mão. A paciente sempre esteve no Cross, o que ocorreu foi uma alteração no tipo de vaga no intuito de agilizar atendimento.

A paciente está aguardando disponibilidade de vaga, sendo ela prioridade.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Prefeitura intensifica manutenção de estradas rurais e prioriza distritos

Trabalhos foram acompanhados neste sábado (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília intensificou a manutenção das…

4 horas ago

MAC busca título inédito da Série A3 em decisão contra a Portuguesa Santista

MAC disputa decisão inédita contra a Portuguesa Santista neste domingo (Foto: Matheus Dahsan) O Marília…

5 horas ago

Conta de luz sobe 9,15% e pressiona orçamento em Marília

CPFL Paulista recebeu autorização para o aumento das tarifas (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A diretoria da…

5 horas ago

Santa Casa de Marília realiza procedimento inédito contra Parkinson

Técnica representa um avanço na oferta de serviços de alta complexidade na região (Foto: Divulgação)…

6 horas ago

Prefeitura de Marília autoriza a contratação de 323 cirurgias de pterígio para zerar a fila

Gestão do prefeito Vinicius Camarinha já investiu mais de R$ 10 milhões no programa Zera…

6 horas ago

Marília promove Superdomingo com ações sociais, pets e final do MAC em telão

Eventos acontecem neste domingo em Marília (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília promove neste domingo…

6 horas ago

This website uses cookies.