Categories: Marília

MPF pressiona prefeito para abertura da UPA

Prefeito Camarinha e vereador Samuel da Farmácia visitam prédio da UPA, que já apresenta infiltrações por falta de uso (Foto: Arquivo)

O Ministério Público Federal em Marília recomendou ao prefeito da cidade, Vinicius Camarinha e ao secretário de Saúde do município, Danilo Bigeschi, que tomem providências necessárias para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da rua João Caliman, no Parque das Nações, na zona norte, esteja em pleno funcionamento até o próximo dia 23 de fevereiro.

Os citados na recomendação têm 10 dias para acatar a advertência do MPF, feita em 26 de janeiro. O prefeito e o secretário de Saúde podem ser responsabilizados legalmente, caso não atendam aos prazos sugeridos.

O procedimento foi motivado por problemas relacionados ao funcionamento da unidade, como infiltrações no prédio e falta de pagamento dos serviços de vigilância. A data estipulada para que a UPA esteja em condições adequadas para atender à população é o limite de três meses dado após o recebimento da última parcela dos repasses (R$ 650 mil) do Ministério da Saúde ao município de Marília, em 23 de novembro de 2015.

As obras, que estavam paralisadas desde novembro de 2011, foram finalizadas em maio do ano passado, somente após diversas medidas adotadas pelo Ministério Público Federal, como a realização de reuniões com setores responsáveis e a empresa contratada.

Vale lembrar que a inauguração da unidade foi prometida pelo prefeito Vinicius em pelo menos três datas diferentes: agosto de 2014, dezembro de 2014, setembro de 2015. Nenhuma delas foi cumprida.

A Unidade de Pronto Atendimento deverá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como casos de pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Esses atendimentos ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inovará ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com esse serviço, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Marília Notícia

Recent Posts

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…

10 horas ago

Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia

Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…

10 horas ago

Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos

Limpeza da rede de drenagem é ampliada para reduzir riscos de enchentes (Foto: Divulgação) A…

10 horas ago

Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Ferramenta mede efetividade da tecnologia da informação nos municípios (Foto: Divulgação) O município de Tupã…

10 horas ago

SUS bate recorde e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Ministério da Saúde aponta impacto do programa Agora Tem Especialistas (Foto: Agência Brasil) O Sistema…

10 horas ago

STF decide que caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa

Decisão foi tomada em julgamento virtual do plenário (Foto: Agência Brasil) Por unanimidade, o Supremo…

10 horas ago

This website uses cookies.