Regional

MP estuda medidas contra reabertura do comércio na região

Fiscais da Prefeitura de Tupã acompanham reabertura do comércio (Foto: Divulgação)

A reabertura do comércio e de serviços não essenciais em duas cidades na região de Marília – Tupã e Bastos – desde ontem (11), está sendo estudada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça Jurídica do Ministério Público de São Paulo.

O órgão, chefiado por Wallace Paiva Martins Junior, avalia o que pode ser feito contra as medidas, que, segundo as prefeituras, estão embasadas em decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A mesma instância jurídica manteve a obrigatoriedade da Prefeitura de Marília em seguir o decreto do governador João Doria (PSDB) com regras para o combate do novo coronavírus, sob pena de multa diária no valor de R$ 100 mil.

O Marília Notícia apurou que o Ministério Público pode, por exemplo, ingressar com uma ação de declaração de inconstitucionalidade contra os decretos municipais de Bastos e Tupã que regulamentaram a reabertura de lojas e serviços, mesmo com o suposto aval do TJ-SP.

O levantamento mais recente da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, de 30 de abril, apontava que 48 municípios paulistas tentaram ou efetivamente flexibilizaram as regras estaduais que preveem o fechamento físico de lojas e empresas não essenciais.

Até então, ao menos 30 deles já haviam voltado atrás – quase sempre após ação do Ministério Público ou da própria secretaria.

Assessores da pasta ouvidos pela reportagem dizem que o mesmo ainda pode acontecer com Bastos e Tupã, cujas decisões judiciais não seriam definitivas.

Em comunicado oficial da Prefeitura de Tupã, um jurista ouvido pelo município também apontou a possibilidade de reversão judicial.

Ambas as prefeituras da região impuseram regras para a saída do regime de Isolamento Social em direção ao sistema de Distanciamento Social Seletivo.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

1 hora ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

1 hora ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

1 hora ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

1 hora ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

2 horas ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

This website uses cookies.