Marília

MP ainda não abriu procedimento contra ‘Lei de Marília’

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) informou nesta segunda-feira (8) que até o momento não foi aberto nenhum procedimento contra a chamada ‘Lei de Marília’, que amplia o leque de atividades econômicas consideradas essenciais no município, em contrariedade ao Plano São Paulo.

No dia 30 de janeiro a Câmara aprovou e o prefeito Daniel Alonso (PSDB) sancionou com alguns vetos dois projetos de lei que possibilitaram a abertura do comércio e alguns serviços mesmo na fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva.

O Governo do Estado classificou a medida como inconstitucional e notificou o MP para tomada de medidas. Entretanto, já se passaram quase dez dias de inércia do procurador-geral de justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo.

Curiosamente, a Prefeitura de Bauru (distante 110 quilômetros) também colocou em vigor uma lei similar a de Marília na semana passada. Naquele caso, porém, Sarrubbo acionou o Executivo bauruense na Justiça logo no dia seguinte.

A situação de ‘dois pesos e duas medidas’ tem chamado a atenção. No caso bauruense, Sarrubbo apontou que a ampliação dos serviços considerados essenciais contraria as normas estaduais e representa uma forma de burlar liminar que obriga município a seguir o Plano SP.

Em nível local, a promotoria informou ao Marília Notícia que a propositura de ações de inconstitucionalidade é competência exclusiva da Procuradoria-Geral, instância máxima da instituição paulista.

Na última sexta-feira (5) Marília foi reclassificada da fase vermelha para a laranja, em que comércio e outros serviços que não são considerados essenciais pelo Estado podem funcionar.

Mesmo com o avanço para uma etapa mais flexível, segue em vigor a lei mariliense. Em caso de um retrocesso regional para a fase vermelha a lei garante a abertura de estabelecimentos vedados pelo Estado – como aconteceu na semana passada.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

10 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

10 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

10 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

11 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

11 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

11 horas ago

This website uses cookies.