Polícia

Morre homem que teve mais de 50% do corpo queimado na zona sul

Josimar Costa Pereira ficou em atendimento intensivo, mas ausência de especialidade gerou alerta (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Morreu na madrugada desta quinta-feira (15), no Hospital das Clínicas (HC) de Marília, o ajudante de pedreiro Josimar Costa Pereira, de 55 anos, que estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após um acidente doméstico, na zona sul.

A morte foi confirmada pela filha dele, Priscila Campos Requena, que nos últimos dias compartilhou o drama da família – inclusive a busca por atendimento especializado – nas redes sociais.

Josimar sofreu o acidente no domingo (11), durante o almoço de Dia das Mães com a família, no Jardim Nacional. Segundo a família, uma lata com produto inflamável explodiu ao lado da churrasqueira no momento em que ele preparava o churrasco.

O fogo atingiu grande parte do corpo dele, que ficou com queimaduras em aproximadamente 55% da pele. O homem foi socorrido com urgência e levado ao HC, onde recebeu os primeiros atendimentos.

Devido à gravidade do quadro, foi encaminhado para terapia intensiva. A família mobilizou amigos e conhecidos nas redes sociais em busca de uma vaga em uma Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), o que não foi possível.

Priscila informou, no entanto, que após os apelos percebeu mobilização de autoridades de saúde e médicos, porém, a situação do pai era muito grave e ele não chegou a ter condições de segurança para transferido.

O velório e o sepultamento de Josimar Costa Pereira devem ocorrer ainda nesta quinta-feira. A família agradeceu o apoio da população e recebeu série de mensagens de pesar e solidariedade.

SEM UTQ

Devido à gravidade da situação, não é possível afirmar se o caso do morador da zona sul poderia ter desfecho diferente se a cidade ainda contasse com uma UTQ credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em um dos hospitais locais.

Porém, em episódios como esse, a população tende a cobrar o Poder Público pela perda do serviço. A tradicional UTQ de Marília funcionou durante décadas na Santa Casa de Marília, mas foi encerrada.

Atualmente, quando há demanda local é realizado pedido de vagas pela equipe médica, e transferência por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) para hospitais de referência, fora da região de Marília.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

11 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

11 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

11 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

11 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

19 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.