Com nova iluminação Prefeitura vê aumento da segurança e também economia de energia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)
Após substituir a iluminação pública na avenida Tiradentes, que liga a região central à zona Sul, a Prefeitura de Marília – por meio de empresa contratada – vai trocar as luminárias da avenida Mem de Sá, uma das principais vias e ligação de bairros na região Sul. O serviço deve seguir pelos próximos meses e modernizar 3 mil pontos de iluminação.
A primeira via a receber a novo sistema – com lâmpadas de LED – tinha trechos com apagões e estava às escuras, nos últimos dias, conforme mostrou o Marília Notícia.
A nova iluminação, segundo a Prefeitura, tem o objetivo de acabar com pontos de escuridão, principalmente nas regiões periféricas.
A Prefeitura informou ainda que a avenida Tiradentes ainda tem algumas luminárias que serão substituídas nos próximos dias, mas será contemplada em sua totalidade pelo novo sistema.
A troca é feita pela Citeluz Serviços de Iluminação Urbana S/A, que será responsável também pela manutenção preventiva e corretiva, cadastro, identificação e modernização, incluindo o fornecimento de materiais do parque de iluminação pública do município. O contrato é de 12 meses e foi assinado em um valor total de R$ 11 milhões.
Ainda segundo a Prefeitura, serão implantados canais para atendimento a reclamações dos usuários e controles inteligentes por GPS.
Obra de impacto
A obra é considerada de grande “impacto visual”, já que a mudança na qualidade é drástica, na comparação com a iluminação atual.
O desfecho para a licitação milionária – que teve várias contestações e entraves por mais de um ano – é considerado uma vitória da administração Daniel Alonso (PSDB).
Junto com a obra do esgoto, após ter conseguido reverter a perda de recursos, concluído uma bacia já iniciada e entregar outras duas, o governo apostava na modernização da iluminação urbana como “expressivo feito” na área de infraestrutura, para impressionar o eleitor.
Desde 2019
Em fevereiro do ano passado, os vereadores autorizaram a Prefeitura a abrir um crédito adicional especial no orçamento para comportar um financiamento no valor de R$ 14,9 milhões destinado a modernizar a iluminação pública da cidade.
Caso o custo fosse maior – o que não aconteceu – o restante seria pago com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), paga mensalmente por todos os consumidores de energia da cidade desde 2013, quando a Câmara aprovou a tarifa.
A Prefeitura aposta que a obra “vai se pagar” com o tempo, já que as lâmpadas de LED devem resultar em expressiva economia de energia.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.