O canal criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para receber informações sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro – quando radicais invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes – já recebeu 100 mil denúncias. A pasta criou um e-mail específico para receber dados sobre radicais no dia seguinte ao caos registrado em Brasília. O Ministério Público Federal, o Ministério Público do Distrito Federal e a Polícia Federal também criaram canais de denúncias.
As informações que chegam ao Ministério da Justiça sobre os atos golpistas são analisadas pela Secretaria de Acesso à Justiça, chefiada por Marivaldo Pereira. Segundo ele, o foco principal da equipe é, a partir dos dados remetidos ao Ministério, identificar tanto os depredadores que ainda não foram presos, como os organizadores e financiadores da ofensiva bolsonarista que deixou um rastro de destruição em Brasília. Os dados dos denunciantes e as informações repassadas são sigilosos.
Os atos golpistas do dia 8 de janeiro são investigados em quatro inquéritos abertos por ordem do Supremo Tribunal Federal a pedido da Procuradoria-Geral da República. São investigados executores, financiadores e autores intelectuais da ofensiva violenta, além de autoridades públicas sob suspeita de omissão e conivência. O ex-presidente Jair Bolsonaro é investigado por suposta incitação aos atos antidemocráticos.
Com relação aos presos por participação na ofensiva golpista, o ministro Alexandre de Moraes converteu em preventiva – sem data para terminar – a prisão em flagrante de 942 radicais. Outros 464 investigados obtiveram liberdade provisória, mas terão de seguir uma série de medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.
Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…
Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…
Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…
Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…
Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
This website uses cookies.