Há exatos 54 anos, em 5 de outubro de 1971, um fenômeno raro marcou a história de Marília e colocou a cidade no mapa da ciência mundial. Às 17h daquele dia, um meteorito de pedra do tipo condrito atravessou o céu e caiu em diferentes pontos da região central e sul do município.
O “Meteorito Marília”, como ficou conhecido, tornou-se um objeto de grande interesse para pesquisadores, astrônomos e colecionadores. Fragmentos foram recuperados e catalogados, passando a integrar acervos científicos e museus, tanto no Brasil quanto no exterior.
A queda foi registrada oficialmente por especialistas e desde então é referência em estudos sobre meteoritos no país. O evento é lembrado não apenas pela importância científica, mas também pelo impacto simbólico, já que colocou Marília entre as poucas cidades do mundo a testemunharem um acontecimento dessa natureza.
Mais informações sobre o “Meteorito Marília”, incluindo registros históricos e detalhes sobre os fragmentos encontrados, podem ser acessadas no site mantido por pesquisadores e entusiastas: Meteorito Marília.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.