Marília

Medidas ecológicas podem gerar desconto no IPTU de 2025 em Marília

Produção de energia solar em residências pode garantir 1% de desconto no IPTU (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

A adoção de medidas ecológicas ou sustentáveis em imóveis residenciais pode garantir benefícios tributários como desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários em Marília.

Sancionado em 2017, no primeiro ano de mandato do prefeito Daniel Alonso (PL) – e em vigor desde 2018 -, o programa IPTU Verde pode ser reivindicado pelo contribuinte, ainda que a lei que o criou não tenha sido regulamentada.

O programa de autoria do vereador Danilo Bigeschi (PSDB) consta entre os protocolos disponíveis da central de atendimento online da Prefeitura de Marília, acessível pela página Marília Sem Papel, cujo ícone fica na capa do site municipal [clique aqui].

Basta clicar na lista de assuntos e baixar até Programa IPTU Verde, preencher a descrição e incluir os documentos necessários. Por fim, será gerado um protocolo para acompanhamento da tramitação interna do pedido.

PRAZO E CRITÉRIOS

Segundo o Código Tributário do Município de Marília, o contribuinte tem até o dia 30 de setembro do ano anterior ao do IPTU Verde para requerer o desconto. Neste ano, a próxima segunda-feira.

A documentação comprobatória será analisada pela Divisão de Fiscalização e Posturas e secretarias de Meio Ambiente e Limpeza Pública que expedirão declaração de enquadramento do imóvel aos efeitos do benefício tributário.

Podem recorrer ao IPTU Verde proprietários de imóveis com árvores plantadas na calçada, com uso de iluminação natural, produção de energia solar ou eólica, aquecimento solar, sistema de reaproveitamento de água, entre outros.

As especificações podem ser consultadas na Lei 8.137/2027 [clique aqui] ou no artigo 275 e seguintes do Código Tributário do Município de Marília [clique aqui]. O desconto anual do IPTU Verde está limitado a 2% por contribuinte.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

1 hora ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

1 hora ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

1 hora ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

1 hora ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

1 hora ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

1 hora ago

This website uses cookies.