Brasil e Mundo

MEC publica regras para o 1º semestre do Fies 2018

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 8, a Portaria 209/2018, que dispõe sobre as regras e os procedimentos referentes à concessão de empréstimos a estudantes no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do primeiro semestre de 2018.

O texto disciplina a Modalidade Fies, que pode ser garantida pelo Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) e atender estudantes com renda bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos; e a Modalidade P-Fies, voltada para estudantes com renda bruta familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos e é financiada por fundos constitucionais de desenvolvimento e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e não poderá ser garantida pelo FG-Fies.

O Fies e o P-Fies são destinados à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, a portaria prevê que, havendo disponibilidade de recursos e a critério do MEC, o financiamento em qualquer uma das duas modalidades poderá ser oferecido também a estudantes matriculados nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, além de mestrado, mestrado profissional e doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para aderir ao programa, a mantenedora de Instituição de Ensino Superior (IES) deverá acessar o Sisfies e atender, cumulativamente, às seguintes condições: possuir registro de credenciamento de entidade de educação superior no Cadastro e-MEC; ter participado do último Censo da Educação Superior publicado em data anterior à realização da adesão ao Fies; efetuar o preenchimento dos formulários eletrônicos de adesão ao programa no Sisfies; apresentar Balanço Patrimonial (BP) e Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) do último exercício social encerrado; apresentar Termo de Constituição da CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) de cada local de oferta de curso; e assinar eletronicamente o termo de adesão. “A adesão da mantenedora ao Fies e ao FG-Fies terá prazo de validade indeterminado”, cita o texto.

Agência Estado

Recent Posts

Motociclista morre em acidente na SP-294 em Gália

Motociclista atropelado na SP-294 teve a morte confirmada ainda no local do acidente (Foto: Artesp)…

2 horas ago

Quase 400 detentos devem ser beneficiados com saída temporária em Marília

Detentos da Penitenciária de Marília e o Centro de Ressocialização (CR) de Marília foram indicados…

8 horas ago

Armas falsas são apreendidas com menores perto de escola em Vera Cruz

Uma das armas falsas estava na cintura de um dos jovens; a outra em uma…

8 horas ago

Mulher é vítima de agressão com golpes de capacete no bairro Palmital

Uma mulher de 52 anos denunciou ter sido agredida pelo companheiro dentro da própria casa…

9 horas ago

Apae de Marília entrega uniformes a atendidos com apoio de deputados

Deputados Dani Alonso e Capitão Augusto participaram da entrega de uniformes na Apae (Foto: Divulgação)…

9 horas ago

Carros furtados são localizados em ações da PM no Cavallari e Padre Nóbrega

Gol foi um dos veículos localizados após denúncia anônima (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia Militar de…

10 horas ago

This website uses cookies.